Georgia
Georgia Jordan é Analista de Indústria da área de Transformação Digital da Frost & Sullivan na América Latina, cobrindo os mercados de serviços móveis, Machine-to-Machine (M2M) e Internet das Coisas. Conta com mais de 6 anos de experiência cobrindo o setor de Telecom, tanto como analista, realizando estudos e projetos de consultoria sobre os mercados de serviços de telecomunicações residenciais e empresariais, soluções por vertical, M2M e SVAs, além de participar de eventos na região como palestrante, moderadora e painelista, e contribuir com artigos e comentários sobre a indústria para a imprensa latino-americana e internacional. Georgia Jordan é formada em Jornalismo e atualmente cursa Pós-Graduação em Economia Urbana e Gestão Pública, ambas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Paulo Portocarrero
Engenheiro de Telecomunicações – PUC – RJ
Pós Graduação em Gestão de Negócios – ESPM
Iniciou a carreira na Siemens Telecomunicações, sendo 2 anos na Alemanha.
Posteriormente assumiu a Divisão de Planejamento de Transmissão da TELESP.
Trabalhou na Ericsson chefiando a Área de Transmissão da empresa, responsável por inúmeros projetos e pela introdução de novos produtos no mercado brasileiro. Teve também participação ativa nos processos de Planejamento Estratégico da área Comercial da empresa. Durante esse período atuou na ABINEE, como Vice-Diretor de Telecomunicações e Diretor de Comércio Exterior.
De 2003 a 2009 trabalhou como Consultor da Ericsson, atuando em desenvolvimento de negócios e relacionamento com clientes.
Desde 2009 atua como consultor de negócios para diversas empresas, além da atividade de coaching em programas de treinamento internacionais.
Consultor do Teleco e membro da Diretoria da Divisão de Telecomunicações da FIESP.
Eduardo Aita
As aplicacoes para IoT são infinitas, sem dúvida.
Pergunta, vc entende que o investimento das operadoras para prover esta conectividade conseguer fechar um business plan sustentável? o Volume de informação é muito pesado em um ambiente de rede com as dificuldades atuais (capacidade).
Georgia
Obrigada pela pergunta Eduardo.
O que vemos atualmente é que a maioria das aplicações que vêm surgindo no âmbito do M2M e IoT não demandam grande capacidade rede, uma vez que tratam principalmente de aplicações que automatizam o envio de dados de sensores e medidores. (Uma exceção neste caso seriam as aplicações que usam imagens ou vídeo de alta resolução.) Portanto, ainda há grande potencial de exploração das redes de comunicação legadas para este tipo de serviço. Por outro lado, o crescimento exponencial no volume de dados gerados por essas novas aplicações aumentam a demanda por capacidade de processamento e soluções de Big Data Analytics, então as operadoras certamente terão que investir nessas soluções para tirar vantagem do potencial do mercado de IoT.
Eduardo Aita
Tks Georgia!
jaci junior
Qual a demanda de profissionais para o mercado M2M
queirolo
Obrigado. Informações relevantes e importantes para a montagem de uma estratégia. Parabens Georgia e Paulo. Queirolo
Jose Luiz Alves da Silva
Obrigado pela sua apresentação! Esta área é fundamental. Abraços, José Luiz Alves
Luciano Alakija
Muito boa apresentação. Parabéns Giorgia pelo bom panorama e grato Paulo pela seleção do tema.
Gostei muito do slide 21 😉 Podemos detalhar mais algumas infos sobre quais são as plataformas das 4 top disponíveis até o fim de 2016? quais os modelos de negócio e aceitação do mercado em relação ao custo destas plataformas?
ps. Acredito que no slide 19 houve uma pequena troca entre Vivo e TIM.
Abraço! Luciano
Ricardo
Muita boa apresetação e tema selecionado! Parabéns Geórgia e Paulo.
Sendo o tema muito discutido atualmente, ficam as dúvidas quanto às reais (e próximas) aceitações de serviços a serem ofertados e se serão viáveis economicamente.
É possível disponibilizar a apresentação em formato PDF?
Abraços e obrigado!
Ricardo
Ricardo
Prezados, é possível disponibilizar o conteúdo em formato PDF?
Grato,
Ricardo
GlaucoLeme
Seria muito interessante criar o costume de dizer o número do slide enquanto realiza a explicação, ajuda no acompanhamento.
No mais parabéns pelo conteúdo, muito interessante.
Atenciosamente,
Glauco Leme