5G e Transformação Digital 2018

5G e Transformação Digital 2018

2ª edição

O maior evento online sobre a economia digital, 5G e as operadoras de telecomunicações

29 de Agosto, 2018

Quais "business cases" terão sucesso com a chegada do 5G? Quando deve chegar ao Brasil? Qual a estratégia das operadoras? Que frequências serão disponibilizadas pela Anatel? Que novas tecnologias e serviços estarão atrelados ao 5G? São algumas das questões a serem abordadas

Temas da conferência

5G

Com as especificações da 5ª geração concluídas a expectativa se volta para a implantação das redes. Os primeiros smartphones 5G devem estar disponíveis no mercado em 2019, viabilizando o início das operações comerciais.

Qual será a alternativa de implantação adotada pela maior parte das operadoras? Aquela em que o novo radio 5G opera em conjunto com o “core” da rede 4G (não standalone) ou a que utiliza o core 5G (standalone). A primeira opção possibilita um grande aumento de capacidade nas redes, mas a flexibilidade para a oferta de novos serviços só deve vir com a implantação do novo “core” 5G.

Serviços além da conectividade

Com a transformação digital a operadora tem que rever o seu modelo de negócios. Quais as alternativas colocadas? Investir em uma plataforma com APIs abertas para oferecer serviços digitais em parceira com OTTs?  Definir um portfólio sofisticado de serviços digitais? Ou deixar de oferecer serviços ao consumidor final se tornado uma operadora de conectividade no atacado?

Qual a estratégia das operadoras brasileiras? Elas irão competir no mercado com as OTTs?

Inteligência Artificial (AI)

Com o avanço da transformação digital das operadoras e as principais funções da rede sendo executadas por software cresce vertiginosamente a quantidade de dados disponíveis viabilizando a utilização de técnicas de inteligência artificial como machine learning.

Como está avançando o uso de inteligência artificial nas operadoras? Quais são os casos de sucesso? Como utilizar técnicas de Big Data para tirar maior proveito desta quantidade massiva de dados?  São algumas das questões a serem abordadas.

Redefinindo a experiência do Cliente

Com a digitalização e novas funções da 5ª Geração, como network slicing, o usuário se converte no centro do serviço e os operadores podem garantir a qualidade da sua experiência.

A transformação digital da interface com o usuário deve envolver não só os serviços de suporte (OSS/BSS), mas a utilização de aplicativos e inteligência artificial (bots) no atendimento.

Virtualização das redes

As redes estão se transformando em software, com a migração de funções executadas anteriormente por hardwares dedicados para servidores padrão na nuvem.

A virtualização das redes é inevitável. Ela dará as operadoras mais flexibilidade e agilidade para atender as demandas do mundo digital. A questão é como, quando e que parte da rede passará pela transformação.

5G E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 2017 EM NÚMEROS

1.180+

Assistentes

30%

Operadoras

Para mais informações sobre a edição anterior do 5G e Transformação Digital clique aqui

Palestrantes

fERNANDO MOULIN

Fernando Moulin
Diretor de Experiência Digital
Telefonica/ Vivo

tude

Eduardo Tude
Presidente
Teleco

Janilson

Janilson Bezerra
Innovation & Business Development
TIM Brasil

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Alberto Boaventura 
Gerente de Estratégia e Arquitetura de Rede
Oi

Luiz Fernando Bourdot

Luiz Fernando Bourdot
Diretor de Evolução Tecnológica de Rede
Claro

ari

Ari Lopes
Analista Sênior
Ovum Americas

fabio

Fábio Moraes
Diretor de Estratégia
Associação GSM

Moderadores

paulo

Paulo Portocarrero
Consultor
Teleco

joao

João Moura
Presidente
TelComp

Foto Ivan
Ivan Ianelli
Diretor Presidente
ABEPREST

Operadoras Convidadas

tim
oi
claro-triple
vivo

Com o apoio de

telcomp
abeprest30
ovum-1-300x150
gsmaOK

Produzido por

CONTATO