Segurança Cibernética em infraestruturas críticas como Smart Grids

A adoção cada vez maior de soluções de TIC para prover alta conectividade e uso massivo de informação digital, bem como a virtualização de processos operacionais críticos, tem requerido uma nova abordagem da segurança cibernética das infraestruturas críticas como a de Energia Elétrica. Há pouco tempo atrás seria inimaginável tirar de operação uma usina de energia ou uma rede elétrica por meio de ataques cibernéticos. Uma série de eventos divulgados pela mídia, apontam não ser mais essa realidade. Maximizar a inovação e minimizar o risco (segurança cibernética) tem sido um objetivo chave de desenvolvimento tecnológico. A consciência quanto a segurança cibernética das infraestruturas críticas tem aumentado, mas sua implementação continua desafiadora.

Nesta apresentação, propomos tratar da segurança cibernética em infraestruturas críticas, no contexto das redes de energia elétrica inteligentes (Smart Grids). Dentre os assuntos abordados estão as possíveis ameaças, vulnerabilidades e a implementação de políticas de segurança. Para finalizar apresentaremos algumas técnicas possíveis de serem empregadas em ataques a infraestrutura de automação de subestação de distribuição de energia.

Tópicos:

  • A Modernização dos Sistemas de Controle e Automação (Smart Grid) e a segurança cibernética
  • Conceito de Redes Operativa de Dados
  • Técnicas de ataques a infraestrutura de automação de subestação de distribuição de energia, possíveis de serem empregadas.

comentário

  1. Olá Tude, tudo bem?
    Eu gostaria muito de ver esse conteudo on demand, porém não está mais disponiveil aqui.
    Existe alguma forma de eu acessar essa apresentação?

    Desde já lhe agradeço

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.