Segurança Cibernética em infraestruturas críticas como Smart Grids

A adoção cada vez maior de soluções de TIC para prover alta conectividade e uso massivo de informação digital, bem como a virtualização de processos operacionais críticos, tem requerido uma nova abordagem da segurança cibernética das infraestruturas críticas como a de Energia Elétrica. Há pouco tempo atrás seria inimaginável tirar de operação uma usina de energia ou uma rede elétrica por meio de ataques cibernéticos. Uma série de eventos divulgados pela mídia, apontam não ser mais essa realidade. Maximizar a inovação e minimizar o risco (segurança cibernética) tem sido um objetivo chave de desenvolvimento tecnológico. A consciência quanto a segurança cibernética das infraestruturas críticas tem aumentado, mas sua implementação continua desafiadora.

Nesta apresentação, propomos tratar da segurança cibernética em infraestruturas críticas, no contexto das redes de energia elétrica inteligentes (Smart Grids). Dentre os assuntos abordados estão as possíveis ameaças, vulnerabilidades e a implementação de políticas de segurança. Para finalizar apresentaremos algumas técnicas possíveis de serem empregadas em ataques a infraestrutura de automação de subestação de distribuição de energia.

Tópicos:

  • A Modernização dos Sistemas de Controle e Automação (Smart Grid) e a segurança cibernética
  • Conceito de Redes Operativa de Dados
  • Técnicas de ataques a infraestrutura de automação de subestação de distribuição de energia, possíveis de serem empregadas.
Rafael A. Junquera
Apresentado por
Conta com mais de 11 anos de experiência no setor de telecomunicações para a América Latina. Rafael Junquera tem viajado constantemente por todo o mundo, cobrindo os eventos mais importantes para a Indústria na América, Europa e Ásia. Sua experiência acadêmica inclui um BA em Jornalismo e um Mestrado em Economia Internacional ambos pela Universidade de Suffolk em Boston, MA.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.