Redes de Comunicações Móveis de 5ª Geração – Desafios, Oportunidades e Ameaças

As redes 5G (5ª geração das redes de comunicações móveis) começaram a ser implantadas comercialmente em 2019. Diferente das evoluções ocorridas nas gerações anteriores, onde basicamente se ofertava maiores taxas de transmissão na geração mais nova, as redes 5G trazem diferentes cenários de uso com diferentes objetivos e requisitos de desempenho. Os diversos cenários propostos resultarão em um conjunto de novas aplicações que terão impacto significativo nos mais variados setores da sociedade, denominados de verticais de mercado.

Quatro cenários de uso são previstos: o cenário denominado eMBB (enhanced Mobile Broadband), que tem por objetivo ofertar aos usuários altas taxas de transmissão; o cenário denominado de mMTC (massive Machine Type Communication), voltado para a comunicação entre máquinas e para a grande gama de aplicações relacionadas com IoT (Internet of Things);o cenário URLLC (Ultra-Reliable and Low Latency Communications), associado a aplicações que demandam latência muito baixa, como aplicações de Internet Tátil e aplicações de missão crítica; e o cenário eRAC (enhanced Remote Area Communications), que tem por objetivo ofertar os benefícios das redes 5G não apenas para as áreas urbanas densamente povoadas, mas também para as áreas remotas e áreas rurais, colaborando para a diminuição da divisão social ainda existente no mundo.

Nesta apresentação vamos abordar os cenários de uso previstos para as redes 5G, definindo seus requisitos de desempenho e aplicações típicas, além das tendências tecnológicas para a padronização destas redes. Também serão discutidos os desafios para a implementação das redes 5G, bem como as oportunidades e ameaças que elas podem trazer para os diversos segmentos das telecomunicações.

Webinar disponível On Demand

PATROCINADO POR:

inatel
Engenheiro Eletricista com ênfases em Eletrônica e Telecomunicações formado pelo Inatel em 1986. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica pela Unicamp, respectivamente em 1998 e 2003. Professor do Inatel desde 1986, sendo professor titular desde 1990. Foi Vice-Diretor do Inatel entre dezembro de 1994 e dezembro de 2002, Pró-diretor de Pós-Graduação & Pesquisa do Inatel entre dezembro de 1998 e dezembro de 2002, Gerente Geral do Centro de Desenvolvimento de Projetos do Inatel, tendo sido responsável por sua implantação, entre março de 1991 e novembro de 1994, coordenador do curso de pós-graduação do Inatel na área de telecomunicações, tendo sido responsável por sua implantação, entre março de 1994 e novembro de 1998, coordenador do curso de Mestrado em Telecomunicações do Inatel entre fevereiro de 2010 e dezembro de 2010. Atualmente é Pró-Diretor de Pós-Graduação e Pesquisa do Inatel, coordenador dos cursos de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações do Inatel e Coordenador Geral do Centro de Referência em Radiocomunicações (CRR) do Inatel, tendo sido responsável por sua implantação. Desde janeiro de 2015 tem atuado fortemente na área de redes de comunicações móveis de 5a geração, coordenando as atividades do CRR, que incluem: desenvolvimento de protótipos de Modems com tecnologias candidatas ao padrão 5G, soluções de rádio sobre fibra para 5G, soluções de rádios cognitivos para 5G, sistemas irradiantes para 5G, integração das redes 5G com a Internet do futuro e protocolos de comunicação para 5G. Atua como Secretário Geral do Projeto 5G Brasil, que congrega 22 empresas e entidades do setor de telecomunicações no Brasil, desde sua criação em janeiro de 2017, coordenando as ações do projeto em suas diversas comissões temáticas.

7 Comentários

  1. Quais são as perspectivas para a implantação e sua total interação com o IOT no Brasil? É uma realidade a curto prazo?

  2. Bom dia!
    Parabenizo os organizadores pelo evento.

    As apresentações ficarão disponíveis para revermos on demand? Os dados e informações são bastante interessantes

  3. Bom dia!

  4. Mestre Brito, parabéns pela palestra.excelente conteúdo! Não sabia dessa ideia de o satellite passar a ser uma Radio Base, você acredita que em quanto tempo isto será uma realidade? O uso desta tecnologia irá facilitar a cobertura das areas remotas?

    Grande abraço e sucesso.

  5. Prof. Brito ! Muito boa apresentação. Parabéns e obrigado.

  6. Mestre Brito,
    Parabéns pela abrangência e clareza de sua apresentação.

  7. Obrigado pela apresentação. Forte abraço

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.