As redes 5G (5ª geração das redes de comunicações móveis) começaram a ser implantadas comercialmente em 2019. Diferente das evoluções ocorridas nas gerações anteriores, onde basicamente se ofertava maiores taxas de transmissão na geração mais nova, as redes 5G trazem diferentes cenários de uso com diferentes objetivos e requisitos de desempenho. Os diversos cenários propostos resultarão em um conjunto de novas aplicações que terão impacto significativo nos mais variados setores da sociedade, denominados de verticais de mercado.
Quatro cenários de uso são previstos: o cenário denominado eMBB (enhanced Mobile Broadband), que tem por objetivo ofertar aos usuários altas taxas de transmissão; o cenário denominado de mMTC (massive Machine Type Communication), voltado para a comunicação entre máquinas e para a grande gama de aplicações relacionadas com IoT (Internet of Things);o cenário URLLC (Ultra-Reliable and Low Latency Communications), associado a aplicações que demandam latência muito baixa, como aplicações de Internet Tátil e aplicações de missão crítica; e o cenário eRAC (enhanced Remote Area Communications), que tem por objetivo ofertar os benefícios das redes 5G não apenas para as áreas urbanas densamente povoadas, mas também para as áreas remotas e áreas rurais, colaborando para a diminuição da divisão social ainda existente no mundo.
Nesta apresentação vamos abordar os cenários de uso previstos para as redes 5G, definindo seus requisitos de desempenho e aplicações típicas, além das tendências tecnológicas para a padronização destas redes. Também serão discutidos os desafios para a implementação das redes 5G, bem como as oportunidades e ameaças que elas podem trazer para os diversos segmentos das telecomunicações.
PATROCINADO POR:
Carlos Fontes
Quais são as perspectivas para a implantação e sua total interação com o IOT no Brasil? É uma realidade a curto prazo?
Ricardo Nicolau
Bom dia!
Parabenizo os organizadores pelo evento.
As apresentações ficarão disponíveis para revermos on demand? Os dados e informações são bastante interessantes
Aurelino
Bom dia!
EVANIL TIENGO JUNIOR
Mestre Brito, parabéns pela palestra.excelente conteúdo! Não sabia dessa ideia de o satellite passar a ser uma Radio Base, você acredita que em quanto tempo isto será uma realidade? O uso desta tecnologia irá facilitar a cobertura das areas remotas?
Grande abraço e sucesso.
Hans Jürgen Müller
Prof. Brito ! Muito boa apresentação. Parabéns e obrigado.
Nily Geller
Mestre Brito,
Parabéns pela abrangência e clareza de sua apresentação.
Deyvid Antônio de Oliveira
Obrigado pela apresentação. Forte abraço