Posicionamento da VIVO em IoT no Agronegócio

O Agronegócio brasileiro está em franca expansão. Responde por quase 1/3 do PIB nacional e deve continuar sua trajetória de ascensão nos próximos anos, sendo, inclusive, um dos pilares estratégicos definido no Plano Nacional de Internet das Coisas (PNIoT) em conjunto com indústria 4.0, cidades inteligentes e saúde.

A Vivo, em sintonia com as demandas deste mercado que passa por um intenso processo de transformação digital e aumento de produtividade, esta desenvolvendo em Piracicaba SP, no maior polo de inovação e empreendedorismo de agronegócio do país o ecossistema LTE (4G) em 450MHz.

Nesta apresentação, vamos compartilhar nossa visão sobre o futuro do mercado, alguns exemplos de como estamos desenvolvendo nossa conectividade gestionada, as iniciativas de empreendedorismo que estamos acelerando, visando um portfolio de soluções IoT robusto e em linha com que o produtor rural necessitada para aumentar sua produtividade e acompanhar em tempo real o que ocorre nas fazendas.

DISPONIVEL ON DEMAND

Apresentado por
Antonio Cesar Santos, é formado em administração de empresas e pós-graduado em gestão de projetos pela FGV-RJ. Com mais e 20 anos de experiência na área de telecomunicações, nos últimos anos atuou na área de Inovação da Telefonica|VIVO em projetos de Banda Larga Wireless, Cidades Inteligentes e redes de dados LPWA (Baixa Potencia e Ampla Cobertura). Atualmente desenvolve soluções de Internet das Coisas (Internet of Things - IoT) e Big Data com foco no mercado corporativo brasileiro.

10 Comentários

  1. Bom dia! E qual seria a estategia em escolher a frequência 450mhz? Existe no mercado dispositivos compativeis ?

    • Boa tarde Thyago,

      Um diferencial importante desta faixa é proporcionar uma cobertura estendida se comparada a outras frequências utilizadas pelo 4G, isto é importante em uma estratégia inicial onde precisamos otimizar ao máximo a infraestrutura (sites) em áreas rurais onde o volume de dispositivos conectados inicialmente será baixo, mas que no futuro esperamos que seja comparável ao dos centros urbanos.

      Com o volume aumentando, a tendencia é a de adensamento da infraestrutura e aumento da oferta de conectividade e serviços, portanto o 450MHz é uma alavanca importante em um modelo de partida neste modelo.

      Abs
      Antonio

  2. Caro Antonio,

    Qual a perspectiva da expansão de soluções IoT para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil?

    Att,
    Rodrigo

    • Boa tarde Rodrigo,

      A perspectiva é excelente, o IoT é a ferramenta que viabiliza o conceito de cidades inteligentes, o mercado esta amadurecendo e espero que nos próximos anos as iniciativas se intensifiquem e o conceito decole em escala nacional

      Abs
      Antonio

  3. muito bom !!
    CAIT VIVO … excelente. Pretendo incorporar a ideia da plataforma aos meus serviços.
    Natan Araujo – 79 998595005.

    • Obrigado Natan

      A Kite é uma excelente escolha para os clientes do IoT/M2M que necessitam gestionar um volume alto de linhas, é um dos grandes diferenciais do grupo Telefonica no Brasil e no Mundo.

      Abs
      Antonio

  4. A Kite é excelente, trabalho com ela. Como faz para ter um treinamento na plataforma?

    • Boa tarde Cristine

      Obrigado pelo feedback, sugiro entrar em contato com seu gerente de negócios na VIVO e solicitar a ele, certamente ele poderá te ajudar no treinamento

      Abs
      Antonio

  5. Como ser um parceiro Vivo para fornecer conexão e soluções de IoT SEM SER UMA MVNO????

    • boa tarde Janderson,

      Sugiro entrar em contato com seu gerente de negócios na VIVO e abrir esta interlocução neste sentido, temos programas de parceria disponível para desenvolver negócios em conjunto

      Abs
      Antonio

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.