Os desafios da sinalização de rede para o IoT

Este webinar está disponível on-demand

Quando se trata de IoT, há muitos elementos na rede que serão afetados com a chegada dos dispositivos conectados. Até hoje, as redes das operadoras tinham que suportar as comunicações entre humanos e depois o tráfego de dados produzido pela comunicação com servidores que oferecem todo o tipo de serviços e aplicações, cada um gerando sua própria pressão sobre os ativos de rede. Um dos elementos que serão afetados é a infra-estrutura de sinalização que deverá suportar um importante aumento em seu tráfego, afim de atender a demanda sobre a rede múltipla e variada que a ela se conectará.

Esta sessão explorará quais os desafios que os novos serviços baseados em IoT trazem para os processos de core e sinalização das redes das operadoras? Novas interfaces lógicas, novos elementos de rede, novos esquemas de numeração, crescimento exponencial do tráfego de sinalização. Como garantir a segurança das aplicações e dos dispositivos contra invasões? Quais os requisitos de rede para os principais serviços baseados em IoT? As redes móveis atuais estão preparadas para atendê-los?

COM O APOIO DO

oi
David Pfannemuller Guimarães
Consultor de Tecnologia na Oi, na área de Rede Móveis, especializado em rede core e sinalização. Mestre em Engenharia Elétrica (UnB, 2010), com tese em otimização de protocolos para redes de sinalização. Pós graduado em teleinformática (UTF-PR, 1998), Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (CEFET-PR, 1992). Trabalhou com diversos protocolos e tecnologias de rede móvel, desde AMPS, CDMA, GSM e LTE, na TIM Brasil, Vivo, Brasil Telecom e Oi. Possui 24 anos de experiência em rede móveis, com foco em protocolos de sinalização.

12 Comentários

  1. Muito bom, muito bem detalhado fim a fim uma infraestrutura de projeto IoT.

    • Obrigado, Parlangeli. Esse é o objetivo: não somente esclarecer, mas também alertar para os pontos de atenção dessa nova tecnologia.

  2. Parabéns pela apresentação, David! Descomplicando e esclarecendo os desafios por trás do IoT

    • Obrigado, Fabio. Às vezes descomplicando, às vezes mostrando que haverá muitas complicações e desafios pela frente. 😀

  3. Como a operadora enxerga as soluções IoT ja oferecidas pela Sigfox e outras?

    • João. A Sigfox é um ótimo exemplo de um padrão desenvolvido para atender a uma necessidade específica dentro dos serviços IoT.

  4. Parabéns pela apresentação! Mostrou que a rede utilizada atualmente em M2M não é adequada para IoT e muito tem que ser adaptado, lembrando também os cuidados que se tem na construção de devices. super desafio!

    • Realmente Rogério. O objetivo é entender que a operadora deve estar atenta aos desafios trazidos pelos novos perfis de tráfego de rede.

  5. muito boa a apresentação, e mostrando tudo que ainda pode melhorar na rede/cobertura das operadoras.

    • Verdade, Luiz. A rede de uma operadora não deve ficar estática, mas deve evoluir de acordo com as necessidades dos serviços prestados.

  6. Excelente apresentação principalmente pela abordagem de como para cada tipo de aplicação M2M exigirá estudo conjunto entre desenvolvedores e Operadoras.

    • Exato, Fernando. Esse é o nosso desafio: compreender cada tipo de aplicação e adequar a rede para atender a cada tipo de serviço adequadamente.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.