Quando se trata de IoT, há muitos elementos na rede que serão afetados com a chegada dos dispositivos conectados. Até hoje, as redes das operadoras tinham que suportar as comunicações entre humanos e depois o tráfego de dados produzido pela comunicação com servidores que oferecem todo o tipo de serviços e aplicações, cada um gerando sua própria pressão sobre os ativos de rede. Um dos elementos que serão afetados é a infra-estrutura de sinalização que deverá suportar um importante aumento em seu tráfego, afim de atender a demanda sobre a rede múltipla e variada que a ela se conectará.
Esta sessão explorará quais os desafios que os novos serviços baseados em IoT trazem para os processos de core e sinalização das redes das operadoras? Novas interfaces lógicas, novos elementos de rede, novos esquemas de numeração, crescimento exponencial do tráfego de sinalização. Como garantir a segurança das aplicações e dos dispositivos contra invasões? Quais os requisitos de rede para os principais serviços baseados em IoT? As redes móveis atuais estão preparadas para atendê-los?
COM O APOIO DO
Parlangeli
Muito bom, muito bem detalhado fim a fim uma infraestrutura de projeto IoT.
David
Obrigado, Parlangeli. Esse é o objetivo: não somente esclarecer, mas também alertar para os pontos de atenção dessa nova tecnologia.
Fabio Henrique Grossi
Parabéns pela apresentação, David! Descomplicando e esclarecendo os desafios por trás do IoT
David
Obrigado, Fabio. Às vezes descomplicando, às vezes mostrando que haverá muitas complicações e desafios pela frente. 😀
Joao de Man
Como a operadora enxerga as soluções IoT ja oferecidas pela Sigfox e outras?
David
João. A Sigfox é um ótimo exemplo de um padrão desenvolvido para atender a uma necessidade específica dentro dos serviços IoT.
Rogerio Goes
Parabéns pela apresentação! Mostrou que a rede utilizada atualmente em M2M não é adequada para IoT e muito tem que ser adaptado, lembrando também os cuidados que se tem na construção de devices. super desafio!
David
Realmente Rogério. O objetivo é entender que a operadora deve estar atenta aos desafios trazidos pelos novos perfis de tráfego de rede.
Luiz Fernando Machado
muito boa a apresentação, e mostrando tudo que ainda pode melhorar na rede/cobertura das operadoras.
David
Verdade, Luiz. A rede de uma operadora não deve ficar estática, mas deve evoluir de acordo com as necessidades dos serviços prestados.
Fernando Octavio
Excelente apresentação principalmente pela abordagem de como para cada tipo de aplicação M2M exigirá estudo conjunto entre desenvolvedores e Operadoras.
David
Exato, Fernando. Esse é o nosso desafio: compreender cada tipo de aplicação e adequar a rede para atender a cada tipo de serviço adequadamente.