Oportunidades em 5G – A visão de oito indústrias  

Este webinar está disponível on-demand

O 5G será uma plataforma de inovação, permitindo que novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) se tornem parte da nossa economia e das nossas vidas. Para entender melhor as oportunidades que o 5G vai criar, a Ericsson encomendou um estudo detalhado com mais de 650 executivos de oito indústrias, explorando como elas usam tecnologias de comunicação hoje, como esperam aplicar a próxima geração de tecnologias móveis e quais os casos de uso e principais motivadores para a migração a 5G.

Com velocidade até 100 vezes maior, latência reduzida em cinco vezes, um volume de dados 1000 maior e com duração da bateria dos celulares e dispositivos de até 10 anos, o 5G vai permitir novas aplicações, incluindo:

  • Controle remoto de precisão: com latência quase zero, será possível o tempo de reação necessário para operação de maquinário, instrumentos cirúrgicos e outras tantas aplicações com controle táctil com resposta em tempo real.
  • Comunicação quase instantânea: Com 4G, um veículo autônomo leva aproximadamente 1.4m para conseguir frear. A velocidade do 5G permite encurtar o ciclo de resposta para somente 2.5cm, aumentando as aplicações possíveis desse tipo de tecnologia.
  • Maior eficiência: a baixa latência do 5G vai permitir que fábricas movam a inteligência dos seus robôs para a nuvem, reduzindo o custo individual e aumentando a habilidade de controlar vários ao mesmo tempo de maneira coordenada.
  • Conectividade: O 5G vai permitir novos patamares de conectividade, com bilhões de dispositovos conectados, diminuindo o consumo de bateria e acelerando o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT).
  • Redes ágeis: O 5G vai permitir que operadoras criem serviços sob demanda para atender os mais diferentes casos de uso. Parâmetros como velocidade, capacidade e latência serão regulados para cada tipo de serviços, ou camadas, para atender demandas especificas.

PATROCINADO POR

ericsson
Tiago Machado
Apresentado por
Desde janeiro de 2016, Tiago responde por temas como Inteligência de Mercado, Parcerias e Estratégia de Rede da Ericsson na América Latina e Caribe. Ele também é o responsável pela área de Relações com o Governo e Indústria no Brasil. Com mais de 12 anos de experiência na indústria de telecomunicações, Tiago é um entusiasta quando se trata de tecnologia. Antes de ingressar na Ericsson em 2016, ocupou diferentes cargos nas áreas técnicas, de vendas e de desenvolvimento de negócios na Siemens Communications e Nokia Siemens Networks no Brasil, México e Itália, tendo trabalhado com vários operadores em toda a América Latina como especialista em redes móveis. Ele é engenheiro elétrico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), possui diploma de MBA pelo INSEAD, na França, e também realizou pós-graduação no campo da Internet das Coisas. Casado, Tiago é apaixonado por atividades ao ar livre, viagens, fotografia, kung fu e, sempre que pode, pratica paraquedismo, mergulho e trekking.

5 Comentários

  1. Avatar

    Boa Tarde a todos

  2. Avatar

    Boa tarde!

  3. Avatar

    O som esta incompreensível.

  4. Avatar

    Pessoal o som está sofrível!

  5. Avatar

    Ola Tiago, algumas das vantagens aqui apresentadas para o 5G (IoT) já são presentes em soluções IoT em implantação no mundo. O impacto não será minimizado em função disso?

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.

   

Os resultados serão divulgados

em Maio 2019

Colabore compartilhando seu conhecimento com o setor e o setor compartilhará com você

Enquete - IoT BRASIL SUMMIT 2019