O 5G será uma plataforma de inovação, permitindo que novas tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) se tornem parte da nossa economia e das nossas vidas. Para entender melhor as oportunidades que o 5G vai criar, a Ericsson encomendou um estudo detalhado com mais de 650 executivos de oito indústrias, explorando como elas usam tecnologias de comunicação hoje, como esperam aplicar a próxima geração de tecnologias móveis e quais os casos de uso e principais motivadores para a migração a 5G.
Com velocidade até 100 vezes maior, latência reduzida em cinco vezes, um volume de dados 1000 maior e com duração da bateria dos celulares e dispositivos de até 10 anos, o 5G vai permitir novas aplicações, incluindo:
- Controle remoto de precisão: com latência quase zero, será possível o tempo de reação necessário para operação de maquinário, instrumentos cirúrgicos e outras tantas aplicações com controle táctil com resposta em tempo real.
- Comunicação quase instantânea: Com 4G, um veículo autônomo leva aproximadamente 1.4m para conseguir frear. A velocidade do 5G permite encurtar o ciclo de resposta para somente 2.5cm, aumentando as aplicações possíveis desse tipo de tecnologia.
- Maior eficiência: a baixa latência do 5G vai permitir que fábricas movam a inteligência dos seus robôs para a nuvem, reduzindo o custo individual e aumentando a habilidade de controlar vários ao mesmo tempo de maneira coordenada.
- Conectividade: O 5G vai permitir novos patamares de conectividade, com bilhões de dispositovos conectados, diminuindo o consumo de bateria e acelerando o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT).
- Redes ágeis: O 5G vai permitir que operadoras criem serviços sob demanda para atender os mais diferentes casos de uso. Parâmetros como velocidade, capacidade e latência serão regulados para cada tipo de serviços, ou camadas, para atender demandas especificas.
PATROCINADO POR
Joao de Man
Boa Tarde a todos
Ricardo
Boa tarde!
marcus
O som esta incompreensível.
Ricardo
Pessoal o som está sofrível!
Joao de Man
Ola Tiago, algumas das vantagens aqui apresentadas para o 5G (IoT) já são presentes em soluções IoT em implantação no mundo. O impacto não será minimizado em função disso?