O caminho da (R)evolução: Ferramentas para transformação digital

Este webinar está disponível on-demand

Com a chegada das Over-The-Top e dos serviços On-Demand, a Operadora de Telecomunicações foi inserida em um cenário de alta competição, onde a automação e a agilidade são características fundamentais para reter e ampliar sua receita.

Neste contexto, diversas tecnologias se apresentam como ferramentas para promover a revolução da Telco tradicional rumo ao Provedor de Serviços Digitais (DSP), uma operadora ágil, dinâmica e voltada a serviços.

Neste caminho, é fundamental comparar a infraestrutura de rede, OSS e BSS da DSP com a Telco tradicional para entender as limitações atuais e propor um caminho para a evolução. Assim, esta seção abordará as tecnologias que suportarão a evolução, mostrando como elas tornarão possível a transformação da Operadora para uma organização voltada às aplicações e serviços apta para receber o 5G e, através da comparação com a infraestrutura atual, propor um caminho de evolução que resultará em uma Telco Digital.

COM O APOIO DO

claro-triple
Rodrigo Alves Cardoso
Apresentado por
Rodrigo Alves Cardoso é Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. Profissionalmente, passou pela Tele Design, sendo responsável pelo projeto das redes de acesso ópticas de diversas cidades brasileiras. Atuou como Especialista de Telecomunicações na Via Embratel como membro da equipe de engenharia que definiu as tecnologias e arquiteturas empregadas nas redes HFC da empresa. Foi responsável pela solução de engenharia da rede DWDM que suportou os serviços de telecomunicações dos Jogos Olímpicos RIO2016 no Rio de Janeiro. Atualmente, se aplica ao estudo, projeto, homologação e capacitação de tecnologias SDN, NFV e IoT voltadas para 5G, SD-WAN e transformação para Telco Digital.

2 Comentários

  1. Que aula ! muito bom

  2. Rodrigo, grato pelo compartilhamento de conhecimento!

  3. Muito bom Rodrigo. Consegui assistir somente hoje. Interessante adotar a arquitetura do spine/leaf no acesso, apesar que pode ser um desafio conciliar a arquitetura com a camada física disponível. Talvez com o 5G facilite, ao menos no last mile.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.