Mudanças e desafios para a evolução da rede móvel

Este webinar está disponível on-demand

Esta apresentação pretende discorrer sobre a evolução dos cenários e tecnologias de suporte/viabilizadoras da Indústria de telecomunicações: Internet, Internet Móvel, Internet das Coisas, Internet Tátil. Indica também as dificuldades de endereçar os novos serviços da rede existente e a necessidade do 5G.

Apresenta a Visão para evolução ao 5G, o cronograma de padronizações, oportunidades, evolução da rede móvel e os desafios para o 5G, abrindo a discussão da necessidade da virtualização, a evolução da arquitetura para elementos de rede núcleo e de acesso virtualizados (CRAN), indicando a importância do NFV (Network Function Virtualization), MEC (Mobile Edge Computing) e SDN (Software Defined Network).

Nela, podermos também conhecer a nova interface de aérea, seus requisitos, os impactos, importância das smallcells, as subfaixas de frequência e as ondas milimétricas nesta nova interface e para atendimento às premissas do 5G. Finalmente, apresenta a necessidade de evolução da rede de transporte (fronthaul) em face ao atendimento do 5G.

COM O APOIO DO

oi
Alberto Boaventura
Apresentado por
Engenheiro (UFF-86) e Mestre (MSc) em Engenharia Elétrica (CETUC/PUC-RJ – 98) com tese em estimação de matrizes de sinais para comunicações móveis – Antenas Inteligentes. Pós graduado em Engenharia de Software (UFRJ-94) e MBA em Finanças Corporativas (IBMEC-04). Possui 30 anos de experiência em telecomunicações tendo trabalhado em diversas áreas: Gerência de Implantação e Projeto, Planejamento de Rede, Planejamento Estratégico, Planejamento de Mercado, Gerência de Negócios, Gerência de Produtos e Gerência de Tecnologia em diversas empresas. Atualmente trabalha na Oi como Gerente de Estratégia e Arquitetura de Rede na Diretoria de Estratégia, Tecnologia e Arquitetura de Rede da Oi e atua, também, como Deputy Chair no grupo TECT do GSMA LATAM.

8 Comentários

  1. Muito bom material, parabéns!

  2. Excelente conteúdo Alberto Boaventura, Grande Abraço.

  3. Muito bom!

  4. Alberto Boaventura

    Obrigado pela participação e comentários.

  5. Excelente apresentação, temos muito trabalho a realizar para implementação do 5G;

    As redes de sinalização e core das operadoras sofrerão também grande impacto nesta nova arquitetura de rede ? ou a virtualização vem a facilitar para dimensionar a ocupação das aplicações de IOT?

  6. Parabéns Alberto, mais uma excelente apresentação!

  7. Excelente apresentação.
    O Alberto esclareceu todos os aspectos da migração das redes atuais para o 5G.
    E todas as tendencias mundiais e dos órgãos, industrias e operadoras envolvidas na tecnologia. Muito Obrigado.
    Synesio.

  8. ótimo material.
    Me corrija se estiver errado, vamos precisar equalizar nosso meio de transmissão para não ficar com “gargalos”, o que poderia comprometer o projeto?

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.