IoT Móvel: Low Power Wide Area Networks – Pilotos e casos de uso

Este webinar está disponível on-demand

Para permitir e suportar o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), a indústria móvel padronizou tecnologias de comunicação em espectro licenciado otimizadas para comunicação M2M/IoT. Essas novas redes, conhecidas por LPWA (Low Power Wide Area) foram estabelecidas em meados de 2016 e já contam com vários pilotos ao redor do mundo.

Nesta sessão iremos recapitular as principais características destas tecnologias da família GSM/3GPP e apresentar os pilotos sendo realizados e seus casos de uso.

COM O APOIO DO

gsmaOK
Fabio Moraes
Apresentado por
Fábio Moraes é Diretor de Estratégia na Associação GSM, onde é responsável pelo desenvolvimento do ecossistema móvel em áreas estratégicas como IoT, Evolução das Redes Móveis e Identidade Digital. Com mais de 20 anos de experiência na Indústria de Telecom e tendo trabalhado no Brasil e Alemanha em empresas como Siemens, Giesecke & Devrient e Nokia. Fábio é Engenheiro Eletricista e Administrador de Empresas pela Fundação Armando Alvarez Penteado e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

5 Comentários

  1. Como está a tecnologia M2M hoje no Brasil (técnicas e regulatórias).
    Att
    Marco

    • Fabio Moraes

      O Mercado M2M no país está atendido majoritariamente por 2G, mas há aplicações em 3G também. Do ponto de vista regulatorio, o governo sinalizou recentemente que tem interesse em impulsionar este mercado ao reduzir taxas para aplicações M2M(Fistel)

  2. A rede NB-IOT exige uma cobertura 4G/LTE ou consigo utilizar NB-IOT sobre uma rede 3g/2g?

    • Fabio Moraes

      Rodrigo, obrigado pela pergunta, o NB-IoT é uma tecnologia baseada em LTE e compartilha o mesmo espectro. Ela pode coexistir com outras tecnologias assim como LTE convive com 2G e 3G.

      • Obrigado pela resposta! Tenho alguns pilotos a serem iniciados, porém a região só possui cobertura 3g ou 2g, por isto a pergunta. Parabéns pela apresentação!

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.