IoT móvel: Low Power Wide Area Networks (LPWA)

Este webinar está disponível on-demand

Para poder suportar e manter o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), a Indústria de Telecomunicações Móveis está padronizando e implementando uma nova categoria de tecnologias GSM.

Essas novas redes, conhecidas como Low Power Wide Area Networks (LPWA) poderão suportar dispositivos que necessitem de pouca mobilidade, pouca energia para operar corretamente, pouco alcance de sinal para transmissão da informação, custo reduzido e alta segurança.

Devido a diversidade de requisitos das diferentes aplicações, uma única tecnologia não será suficiente para atender todos os casos de uso de LPWA. Por esse motivo, a Indústria de Telecomunicações Móveis está focando em três tecnologias complementares que operam com licenças sob o padrão 3GPP: eMTC, NB-IoT e EC-GSM-IoT.

COM O APOIO DO

gsmaOK
Fabio Moraes
Apresentado por
Fábio Moraes é Diretor de Estratégia na Associação GSM, onde é responsável pelo desenvolvimento do ecossistema móvel em áreas estratégicas como IoT, Evolução das Redes Móveis e Identidade Digital. Com mais de 20 anos de experiência na Indústria de Telecom e tendo trabalhado no Brasil e Alemanha em empresas como Siemens, Giesecke & Devrient e Nokia. Fábio é Engenheiro Eletricista e Administrador de Empresas pela Fundação Armando Alvarez Penteado e MBA pela Fundação Getúlio Vargas.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.

   

Os resultados serão divulgados

em Maio 2019

Colabore compartilhando seu conhecimento com o setor e o setor compartilhará com você

Enquete - IoT BRASIL SUMMIT 2019