Introdução a small cells para operadoras de telecomunicações no Brasil

As operadoras móveis estão tentando densificar as suas redes a fim de lidar com o aumento do uso da rede. A fim de maximizar seus ativos de espectro, eles precisam de introduzir novos tipos de infra-estrutura, como redes de macro são nem mais o suficiente para sustentar a atual crescimento do tráfego de dados. A introdução das small cells poderia ser uma das respostas para densificar as redes móveis atuais dados os ativos de espectro das operadoras.

Small cells são pontos de acesso sem fio de baixa potência que operam em espectro licenciado e são gerenciados pela operadora móvel. O Webinar apresenta o que é uma Small Cell, os vários tipos existentes e as diferentes classificações quanto ao uso. Discute ainda as motivações para a demanda crescente por Small Cell e estratégias para planejamento de implantação analisando questões como backhaul e convivência com Wi-Fi.

Rafael A. Junquera
Apresentado por
Conta com mais de 11 anos de experiência no setor de telecomunicações para a América Latina. Rafael Junquera tem viajado constantemente por todo o mundo, cobrindo os eventos mais importantes para a Indústria na América, Europa e Ásia. Sua experiência acadêmica inclui um BA em Jornalismo e um Mestrado em Economia Internacional ambos pela Universidade de Suffolk em Boston, MA.

4 Comentários

  1. Aguardo ansioso pelo momento.

  2. Parabéns pela apresentação, ótimo material. Sucesso.

  3. Muito bom, esclareceu muitas dúvidas que tinha a respeito de small cells. Sou estudante de engenharia elétrica e estou escrevendo meu tcc baseado nos estudos sobre small cells e Wifi Offloading. Gostaria de receber mais informações sobre esses assuntos, ou a sequência desse assunto no cenário nacional.

    Muito obrigado.

    att,

    Luiz Fernando”

  4. Uma contribuição.
    Alternativa para o uso das Femtocells em residência ou empresa é o aplicativo TuGo da VIVO que usa o WiFi para fazer ligações telefônicas e SMS, é uma alternativa onde não tem cobertura indoor da operadora.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.