Integração das Coisas: Desafios e Recomendações

Este webinar está disponível on-demand

IoT promete revolucionar e transformar os negócios tradicionais gerando novos modelos operacionais e de se relacionar com os clientes. Essa jornada de transformação traz uma série de desafios. Segundo o Gartner, a Integração está entre os top 3 maiores desafios na implementação de projetos de IoT onde se conclui que a geração de valor está diretamente associada ao grau de integração dos sistemas com as coisas.

Nessa apresentação abordamos os desafios da integração de ioT, os benefícios para o negócios e recomendações para projetos de IoT integrados.

COM O APOIO DO

oi
Luiz Carlos Faray de Aquino
Responsável pela estratégia de marketing para serviços IT dos clientes B2B, com um crescimento de 2 dígitos em 2016. Faray lidera o grupo que definiu o portfolio de segurança da Oi e redefine a estratégia IT “go to Market” para serviços de nuvem e data centers. Antes de entrar na Oi em 2001, Faray trabalhou como engenheiro de telecomunicações na Embratel e na Alcatel desenvolvendo projetos envolvendo soluções para sistemas de satélites e redes celulares móveis. Com mais de 20 anos de experiência no mercado ICT, Faray é Engenheiro Eletronico graduado na Universidade Federal da Paraiba com Master em Telecomunicações pela Unicamp e PhD (em andamento) em Administração pela FGV, além de pesquisador da GVCIA em projeto de Internet das Coisas.

11 Comentários

  1. Mais uma ótima apresentação do Faray! Sucesso!

  2. Muito Bom. Sucesso!

  3. Boa Tarde Luiz. Boa apresentação. Obrigado.
    Uma duvida, dentro dos desafios da integração da solução de IoT nas plataformas da Operadora, o que vc. classificaria como sendo o fator mais critico? A limitação da solução de IoT a ser integrada em si ou a complexidade das plataformas das Operadoras gerada pelos processos existentes, muito destes processo requeridos por Lei a operadora?
    obrigado.

    • Luiz Carlos Faray de Aquino

      Oi Ricardo, obrigado. Um dos pontos que considero mais critico é a necessidade de integração com os sistemas legados. Certamente pra aplicação de IoT funcionar num ambiente existente do cliente vamos encontrar aplicações que nao possuem muitos recursos de integração. Isso pode limitar o beneficio. Outro aspecto importante é a segurança das integrações. Vamos conviver com plataformas na nuvem e sistemas on premise. Isso vai requerer mecanismos de segurança para as integrações. Um abraço.

  4. Claro e objetivo.
    Show !
    Ivan Ianelli

  5. Excelente. Objetivo. Claro

  6. Boa noite, primeiro gostaria de agradecer por compartilhar seus conhecimentos.
    No início da palestra você comentou que disponibilizaria algumas referências teóricas; é possível fazê-lo ?
    Pois farei um trabalho acadêmico, com este tema.

    Desde de já, obrigado.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.