Gerenciamento e Automação de redes com Ansible

O advento da 5G e a “cloudificação” da rede significam que as redes de telecomunicações devem ter, obrigatoriamente, um alto grau de automação. Esse processo que será necessário para poder gerenciar eficientemente uma rede dinâmica de telecomunicações não é fácil e muitas operadoras, antes de embarcar nesse processo, devem garantir que a automação não gere problemas adicionais.

Portanto, para garantir a máxima eficiência da automação, a Inteligência Artificial (IA) e a Machine Learning (ML) tornam-se duas peças fundamentais. O objetivo é simplificar as operações e melhorar o desempenho, a experiência completa do usuário corporativo e a escalabilidade das redes de telecomunicações por meio de automação precisa, suportada por sistemas robustos de IA e ML.

A automação com IA e ML afetará muitos dos processos das operadoras, bem como muitas das grandes decisões que precisarão ser tomadas para serem competitivas em um mercado altamente dinâmico. Nesta sessão, exploraremos as implicações do advento da automação de IA e ML, bem como as diferentes soluções em que a Red Hat está trabalhando para garantir às operadoras um portfólio de soluções que permita sua implementação de forma efetiva.

DISPONÍVEL ON DEMAND

PATROCINADO POR:

redhat
Apresentado por
Solutions Architect, Red Hat. Allan Roque atua como Arquiteto de Soluções na Red Hat focado em Cloud, DevOps e Automação. Com mais de 13 anos de experiência na área de tecnologia, passou a maior parte de sua carreira desenvolvendo estratégias de entrega em ambientes de missão crítica, com foco na compreensão das necessidades do cliente e traduzindo-as em soluções tangíveis. Apaixonado por automação e infraestrutura como código (IaC), Allan busca disseminar metodologias e técnicas para aumentar a adoção e o uso adequado da automação de forma eficiente.

8 Comentários

  1. Não entendi como não precisa de agente numa estrutura de gerência gerente-agente.

    • Ola Telmo, Primeiramente muito obrigado pela participação!

      O Ansible é construído em torno de uma arquitetura sem agente. Normalmente, quando um administrador executa um Ansible Playbook ou um comando ad-hoc, o nó de controle(servidor que possui o Ansible instalado) se conecta ao host/dispositivos gerenciado usando SSH (por padrão) ou WinRM. Isso significa que os clientes não precisam ter um agente específico do Ansible instalado nos hosts/dispositivos gerenciados e não precisam permitir tráfego de rede especifico para alguma porta fora do padrão.

      Mais informações sobre arquitetura e funcionamento do Ansible:
      How Ansible Works – https://www.ansible.com/overview/how-ansible-works
      The benefits of agentless architecture – https://www.ansible.com/hubfs/pdfs/Benefits-of-Agentless-WhitePaper.pdf

      Qualquer dúvida estou a disposição

      Atenciosamente,

      Allan Roque

  2. Gostaria de obter o material, apresentação deste evento. Agradeço desde já.

    • Ola Carlo, Primeiramente muito obrigado pela participação!

      Já informei ao Time da Telecom Webinar para disponibilizar o material para os participantes, eles te retornaram com material em breve.

      Atenciosamente,

      Allan Roque

  3. A webinar foi excelente!

    • Carlos, Muito obrigado! Sua opinião é muito importante para nos!

      Atenciosamente,

      Allan Roque

  4. Fantástica solução.
    O engajamento dos fabricantes e o envolvimento de um player tão forte e confiável como a RedHat trazem com a ferramenta uma grande competitividade.
    Perfeito!

    • Fábio, Primeiramente muito obrigado pela participação!

      Realmente é bem empolgante o envolvimento e engajamento dos principais fornecedores para compor uma solução que viabiliza automação de forma estratégica e integrada.

      Para mais detalhes sobre o ecossistema de integração da solução
      https://www.ansible.com/integrations

      Atenciosamente,

      Allan Roque
      Red Hat

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.