Entendendo SD-WAN para criar soluções competitivas e lançar novos serviços com agilidade e lucratividade

Este webinar está disponível on-demand

SD-WAN está emergindo no setor de telecomunicações como um serviço, visto por alguns como uma grande oportunidade e, por outros, como uma nova ameaça para os negócios existentes. Possivelmente, sob o ponto de vista das operadoras de telecomunicações, SD-WAN é considerada como uma ameaça para seu negócio tradicional MPLS. Sem dúvida, um bom entendimento de SD-WAN pode fazer com que as operadoras percebem que SD-WAN pode ser uma aliada para seus serviços existentes e, que as maiores ameaças que se podem supor, seriam a entrada de novos players de mercado com suas ofertas de SD-WAN e as próprias operadoras chegando tarde a essa nova oportunidade.

Por isso, é fundamental entender bem o que é SD-WAN, quais os modelos de utilização e casos de negócios associados, seus tipos de implementação e requisitos essenciais para qualquer solução SD-WAN.

É exatamente isso que abordaremos neste webinar, que vem acompanhado de uma explicação precisa sobre as soluções da Juniper Networks, seus principais pilares – arquitetura, componentes, segurança e orquestração – e também uma demonstração de sua utilização.

Se SD-WAN está em sua agenda ou nas discussões internas de sua organização, este webinar é uma excelente oportunidade para entender melhor suas implicações, desafios e oportunidades.

PATROCINADO POR

juniper
Alexandre Cezar
Apresentado por
Alexandre Cezar é Consultor CISSP da Juniper Networks e consultor de segurança de engenheiros da Juniper na região Américas. Alexandre tem mais de 18 anos de experiência em empresas como RSA (Security Division of EMC), Alcatel-Lucent, NEC e CloudShield Technologies. Com seu conhecimento profundo da indústria, trabalhou em grandes projetos para centros de dados, prestadores de serviços, governos e grandes corporações.

6 Comentários

  1. Avatar

    Gostaria de saber se no seguinte cenário : 1 empresa Matriz com MPLS e que possui 4 filiais com modem banda larga 3g/4g , ethernet , vpn ip , lan to lan ….nessas 4 filiais faz sentido eu ter 4 CPEs de SDWAN ? Qual a vantagem se for possivel de forncer o sdwan para cada combinação sdwan + 3g/4g , sdwan + ethernet , sdwan + vpn ip , sdwan + lan to lan?

    • Alexandre Cezar

      Olá Daniel,

      Realmente depende do seu caso de uso.
      SD-WAN essencialmente foca na redução de custos na gestão dos equipamentos (ativação via Zero Touch Provisioning, gestão via cloud), na redução dos custos WAN (ao invés de ter dois links MPLS por filial, por exemplo, você pode manter um link principal MPLS e outros links de menor custo como ADSL, LTE) e na automação da WAN, orquestrando o uso racional destes links através de regras estabelecidas pelos administrados (técnicas ou de negócio), o que no final garante melhor uso da rede e disponibilidade de serviços.

      Um exemplo real que temos é o de um cliente que utiliza dois links MPLS por filial apenas para enviar TEFs (pagamentos). Como isto era crítico para ele (afinal é a rede de pagamentos), ele usava links MPLS para garantir a disponibilidade do serviço de rede. Com SD-WAN, ele pode renegociar os contratos de MPLS, reduzindo o uso dos links para 1 e utilizando links backup de custo mais baixo. Adicionalmente, na falha de um CPE, ele não mais precisa enviar um técnico para o campo. Ele envia apenas o CPE e o gerente da loja apenas precisa ligar o equipamento na tomada e ligar os cabos de rede.

      Para verificar se SD-WAN faz sentido para a sua empresa:

      Operacionalmente, pense no seu fluxo de ativação de uma filial do ponto de vista de TI (selecionar um provedor de serviços, enviar uma equipe de campo para configurar o CPE, etc). Compare isto com o fluxo de trabalho de SD-WAN (ztp, orquestração via nuvem).

      Comercialmente, pense no custo fixo atual com os links WAN e na possibilidade de se utilizar links de diferentes operadoras e diferentes tecnologias.

      Do ponto de vista de negócios, pensa na orquestração como uma ferramenta que irá sempre utilizar o melhor link para enviar o tráfego crítico da empresa, mantendo a disponibilidade da rede no melhor possível. Compare isto com o seu workflow atual.

      Compare estas situações com o seu dia-a-dia atual para ver se faz sentido para vocês.

      Abs

  2. Avatar

    Como funciona a certificação do SDWAN ? Somente via orquestrador ?

    • Alexandre Cezar

      Se eu entendi sua pergunta corretamente, sim.

      O equipamento troca certificados digitais durante o processo de ZTP com o Service Activator (serviço que fica na Juniper) e é redirecionado para o seu orquestrador. Lá, ele é autenticado (via S/N ou código de ativação) e à partir daí para e ser gerenciado pelo orquestrados.

      Mas, se você está pensando no processo de decisão de roteamento (certificação da qualidade do link), esta é uma decisão compartilhada. Algumas decisões são tomadas pelo orquestrador, outras pelo CPE.

  3. Avatar

    Onde e como existe a economia de TCO para o cliente?

    • Alexandre Cezar

      Olá Fernando,

      A economia que o SD-WAN oferta está relacionada basicamente com:

      1) Possibilidade de se utilizar links WAN de diferentes operadoras e tecnologias, de acordo com a região de ativação do CPE, que são orquestradas de forma centralizada e unificada para que se obtenha a melhor qualidade e disponibilidade de serviço (ADSL, LTE, MPLS, E, T, etc). Isto permite que o cliente busque tecnologias diferentes, de provedores diferentes, de acordo com o nível de qualidade que lhe interessa, mas que ele ainda possa gerenciar o SLA, qualidade, disponibilidade de forma unificada

      2) Gestão centralizada de todos os equipamentos, do ponto de vista de HW/SW e serviços (segurança, roteamento, WAN)

      3) Redução do tempo de ativação de serviços (TI não necessita mais enviar profissionais para configurar os equipamentos, tudo é feito de forma centralizada à partir do orquestrados)

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.

   

Os resultados serão divulgados

em Maio 2019

Colabore compartilhando seu conhecimento com o setor e o setor compartilhará com você

Enquete - IoT BRASIL SUMMIT 2019