A Rede Sigfox da WND no Brasil: trazendo para a realidade a conectividade de baixo custo, alta cobertura e baixo consumo de bateria

Este webinar está disponível on-demand

Nesta palestra compartilharemos os planos para a rede Sigfox no Brasil e América Latina. De que forma as empresas podem desenvolver suas aplicações IoT usando a rede da WND.

COM O APOIO DO

Eduardo Koki Iha
Apresentado por
Diretor Comercial no Brasil para a WND, a operadora Sigfox na América Latina e no Reino Unido. Graduado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica (Poli) - Universidade de São Paulo, pós-graduação em Administração e Marketing pela FGV-SP e treinamento executivo da Stanford Business School. Ele tem 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e produtos para PayTV, Wifi, 4G, IoT e LPWAN. Para a Telefonica, ele foi responsável pelo IoT e o Digital B2B no Brasil da SVA e em Barcelona liderou os projetos globais de inovação da Telefónica. Fluente em Português (nativo), Espanhol e Inglês.

6 Comentários

  1. Bom dia Eduardo. Excelente apresentação.
    existe um roadmap de futuras áreas cobertas? Principalmente áreas não urbanas?
    Grato Tadao.

    • Bom dia, Ricardo. Obrigado pelo contato. Sim, há um roadmap de cobertura para 2018 quando deveremos chegar as 75-80% da população brasileira. Hoje já cobrimos 50% da população do Brasil. Nesse caso estamos falando de cidades como plano base mas somos orientado pelas oportunidades de negócios. Um bom exemplo é a cobertura no estado de Mato Grosso onde cobrimos boa parte do estado para projetos de agronegócios em andamento, apesar da baixa densidade populacional.

  2. Excelente ! Muito obrigado, Lourival Moreira

  3. Prezado Eduardo. Em uma das apresentações houve a informação de que a SigFox somente poderia ser usada para conectar dispositivos tipo sensoriamento. Não sendo possível envio de comandos ao dispositivo remoto. Eh isso mesmo? Mesmo que a banda seja baixa no Sigfox, entendo que se poderia enviar comandos simples tipo liga/desliga non-real time. Correto?
    abr.

    • Olá novamente, Ricardo. É possível o envio de comandos pela rede Sigfox mas em número limitado e menor do que as mensagens de uplink (do dispositivo para a rede). Isso acontece justamente para que o dispositivo possa economizar a energia pois não precisa ficar “ouvindo” a rede o tempo todo. Dessa forma, em algumas aplicações onde o dispositivo não pode ser energizado facilmente, a bateria pode durar meses ou anos. Sensoriamento, telemetria são ótimas aplicações com Sigfox.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.