A padronização da IoT, condição prévia da implementação das “Smart Cities” 

Este webinar está disponível on-demand

Objetos inteligentes (conectados) produzem grande volume de dados. Tais dados necessitam ser gerenciados, processados, transferidos  e armazenados de forma segura. O uso de padrões assegura soluções interoperáveis e com eficiência de custos, abre oportunidades em novas áreas e permite ao mercado alcançar seu potencial máximo. Quanto mais objetos conectados, maior o risco de segurança. Assim padões de segurança serão também necssários afim de proteger indivíduos, empresas e governos, que vierem a usar IoT.

A padronização de IoT é condição prévia para possibilitar o desenvolvimento de Smart Cities. O papel de uma camada de serviço fim a fim  em plataforma comum de comunicação entre diferentes setores – uma referência para o papel da semântica/ ontologia.

Hoje, mais da metade da população mundial vive em cidades. Estimando 1 milhão de pessoas moveno-se entre cidades a cada semana, essa figura deve crescer significativamente nos próximos anos.

Isso cria novas demandas para os serviços básicos e infraestrutura das cidades, tais como; transporte, energia, saúde, agua e lixo. Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT) terão importante papel em conectar esses recursos para a população que os utilizará. Assista esse webinar para conhecer o papel da padronização de IoT no desenvolvimento de Smart Cities.

COM O APOIO DO

etsi-300x150
Francisco da Silva
Apresentado por
Francisco da Silva foi influenciador no Comitê CEPT que definiu o estabelecimento do ETSI; da mesma forma que no grupo CEPT que definiu a alocação relativa das responsabilidades de assuntos de espectros rádio entre CEPT e ETSI. Francisco foi o Presidente da Assembleia Geral do ETSI, de 1998 a 2002 e posteriormente (2002 – 2008) Presidente do Conselho do ETSI. Ele continua em atividade na área de regulamentação técnica do ETSI e é membro de seu Conselho. Atualmente atua como Conselheiro Senior para Padronização e Regulamentação Técnica na Huawei Suécia.

comentário

  1. Francisco, sua palestra foi bastante esclarecedora e mostrou as possibilidades que a padronização podem trazer para as aplicações e os negócios de IoT. Parabéns.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.