Objetos inteligentes (conectados) produzem grande volume de dados. Tais dados necessitam ser gerenciados, processados, transferidos e armazenados de forma segura. O uso de padrões assegura soluções interoperáveis e com eficiência de custos, abre oportunidades em novas áreas e permite ao mercado alcançar seu potencial máximo. Quanto mais objetos conectados, maior o risco de segurança. Assim padões de segurança serão também necssários afim de proteger indivíduos, empresas e governos, que vierem a usar IoT.
A padronização de IoT é condição prévia para possibilitar o desenvolvimento de Smart Cities. O papel de uma camada de serviço fim a fim em plataforma comum de comunicação entre diferentes setores – uma referência para o papel da semântica/ ontologia.
Hoje, mais da metade da população mundial vive em cidades. Estimando 1 milhão de pessoas moveno-se entre cidades a cada semana, essa figura deve crescer significativamente nos próximos anos.
Isso cria novas demandas para os serviços básicos e infraestrutura das cidades, tais como; transporte, energia, saúde, agua e lixo. Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT) terão importante papel em conectar esses recursos para a população que os utilizará. Assista esse webinar para conhecer o papel da padronização de IoT no desenvolvimento de Smart Cities.
COM O APOIO DO
Huber
Francisco, sua palestra foi bastante esclarecedora e mostrou as possibilidades que a padronização podem trazer para as aplicações e os negócios de IoT. Parabéns.