5G: Abordagem Regional e Tendências Globais

Este webinar está disponível on-demand

5G permitirá que algumas operadoras se reposicionem no mercado. Neste webinar iremos discutir em quais condições isso será possível.

Além disso, o que a evolução das gerações wireless pode ensinar a respeito da adoção do 5G no Brasil?

A América Latina provavelmente será lenta em adotar o novo padrão. Nas gerações anteriores, a região demorou cerca de três anos para lançar as novas redes, a Ovum espera que o mesmo aconteça com a nova geração, além de poucas implantações de pequena escala para testar a tecnologia. No entanto, a América Latina pode esperar por 5G, a abordagem mais sensata para os próximos dois a três anos será preparar a infraestrutura para quando for a hora certa para 5G.

5G trará mudanças fundamentais para as redes celulares em um nível mais extremo que o 4G, tanto em termos tecnológicos quanto estratégicos, e as operadoras brasileiras precisam se preparar para essa transformação desde já.

O 5G aumentará a experiência de banda larga do consumidor, mas, assim como o 4G, as operadoras não poderão monetizar diretamente, cobrando mais. O 4G mostra que as operadoras não podem cobrar de forma sustentável um prêmio por velocidades mais altas, e que a aceitação significativa de assinaturas ocorre quando o acesso à rede mais recente é incluído na maioria dos planos de preços.

O 5G permitirá que alguns operadores se reposicionem no mercado. Para as operadoras que adquirem uma vantagem de espectro, o 5G permitirá que elas consolidem posições de liderança ou criem estratégias desafiadoras revigoradas para abordar segmentos de mercado novos e existentes.

COM O APOIO DO

ovum-1-300x150
Ari Lopes
Apresentado por
Ari Lopes é Analista Principal da Ovum Américas. Lidera os trabalhos de investigação e projetos de consultoria na região. Seus principais trabalhos tem sido em estratégia de preços, desenvolvimento de mercados de banda larga fixa e móvel, IoT, relação entre operadoras e OTT’s e relação entre operadoras e setor corporativo. Ari tem sido palestrante habitual em eventos do setor, como Futurecom, Andicom, Broadband LATAM, LTE LATAM, Mexican Telecom Forum, Andean Telco Forum, NG Telecoms e CONIP, entre outros. Ari conta com mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações e Internet, ocupando posições como estrategista de preços na Vivo. Brasil Telecom e Oi, além de analista financeiro do Google em Dublin, Irlanda. Graduado em Economia pela Universidade de Campinas com Mestrado em Gestão de Comunicação pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escocia.

comentário

  1. Ari, grato pelo compartilhamento de conhecimento.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.