Esta apresentação pretende discorrer sobre a evolução dos cenários e tecnologias de suporte/viabilizadoras da Indústria de telecomunicações: Internet, Internet Móvel, Internet das Coisas, Internet Tátil. Indica também as dificuldades de endereçar os novos serviços da rede existente e a necessidade do 5G.
Apresenta a Visão para evolução ao 5G, o cronograma de padronizações, oportunidades, evolução da rede móvel e os desafios para o 5G, abrindo a discussão da necessidade da virtualização, a evolução da arquitetura para elementos de rede núcleo e de acesso virtualizados (CRAN), indicando a importância do NFV (Network Function Virtualization), MEC (Mobile Edge Computing) e SDN (Software Defined Network).
Nela, podermos também conhecer a nova interface de aérea, seus requisitos, os impactos, importância das smallcells, as subfaixas de frequência e as ondas milimétricas nesta nova interface e para atendimento às premissas do 5G. Finalmente, apresenta a necessidade de evolução da rede de transporte (fronthaul) em face ao atendimento do 5G.
COM O APOIO DO
Joao de Man
Muito bom material, parabéns!
Alberto Boaventura
Obrigado pela participação e comentários.
Claudenir Nobre Cabreira
Excelente conteúdo Alberto Boaventura, Grande Abraço.
Alberto Boaventura
Cabreira, obrigado pela participação e comentários.
rodrigo samico
Muito bom!
Alberto Boaventura
Obrigado pela participação e comentários.
Max Toledo Prata
Excelente apresentação, temos muito trabalho a realizar para implementação do 5G;
As redes de sinalização e core das operadoras sofrerão também grande impacto nesta nova arquitetura de rede ? ou a virtualização vem a facilitar para dimensionar a ocupação das aplicações de IOT?
Alexandre
Parabéns Alberto, mais uma excelente apresentação!
Synesio Barin Junior
Excelente apresentação.
O Alberto esclareceu todos os aspectos da migração das redes atuais para o 5G.
E todas as tendencias mundiais e dos órgãos, industrias e operadoras envolvidas na tecnologia. Muito Obrigado.
Synesio.
cleonir truylio
ótimo material.
Me corrija se estiver errado, vamos precisar equalizar nosso meio de transmissão para não ficar com “gargalos”, o que poderia comprometer o projeto?