Para permitir e suportar o desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT), a indústria móvel padronizou tecnologias de comunicação em espectro licenciado otimizadas para comunicação M2M/IoT. Essas novas redes, conhecidas por LPWA (Low Power Wide Area) foram estabelecidas em meados de 2016 e já contam com vários pilotos ao redor do mundo.
Nesta sessão iremos recapitular as principais características destas tecnologias da família GSM/3GPP e apresentar os pilotos sendo realizados e seus casos de uso.
COM O APOIO DO
Marco Aurélio Pessoa e Silva
Como está a tecnologia M2M hoje no Brasil (técnicas e regulatórias).
Att
Marco
Fabio Moraes
O Mercado M2M no país está atendido majoritariamente por 2G, mas há aplicações em 3G também. Do ponto de vista regulatorio, o governo sinalizou recentemente que tem interesse em impulsionar este mercado ao reduzir taxas para aplicações M2M(Fistel)
Rodrigo Guimaraes
A rede NB-IOT exige uma cobertura 4G/LTE ou consigo utilizar NB-IOT sobre uma rede 3g/2g?
Fabio Moraes
Rodrigo, obrigado pela pergunta, o NB-IoT é uma tecnologia baseada em LTE e compartilha o mesmo espectro. Ela pode coexistir com outras tecnologias assim como LTE convive com 2G e 3G.
Rodrigo Guimaraes
Obrigado pela resposta! Tenho alguns pilotos a serem iniciados, porém a região só possui cobertura 3g ou 2g, por isto a pergunta. Parabéns pela apresentação!