Com a chegada das Over-The-Top e dos serviços On-Demand, a Operadora de Telecomunicações foi inserida em um cenário de alta competição, onde a automação e a agilidade são características fundamentais para reter e ampliar sua receita.
Neste contexto, diversas tecnologias se apresentam como ferramentas para promover a revolução da Telco tradicional rumo ao Provedor de Serviços Digitais (DSP), uma operadora ágil, dinâmica e voltada a serviços.
Neste caminho, é fundamental comparar a infraestrutura de rede, OSS e BSS da DSP com a Telco tradicional para entender as limitações atuais e propor um caminho para a evolução. Assim, esta seção abordará as tecnologias que suportarão a evolução, mostrando como elas tornarão possível a transformação da Operadora para uma organização voltada às aplicações e serviços apta para receber o 5G e, através da comparação com a infraestrutura atual, propor um caminho de evolução que resultará em uma Telco Digital.
COM O APOIO DO
rodrigo samico
Que aula ! muito bom
Rodrigo Alves Cardoso
Olá Rodrigo,
Muito obrigado pelo seu feedback.
Abraços
ANDRE CARNEIRO MENEZES
Rodrigo, grato pelo compartilhamento de conhecimento!
Rodrigo Alves Cardoso
André,
É sempre um prazer poder compartilhar sobre este tema.
Abraço
Ricardo Tadao Koyama
Muito bom Rodrigo. Consegui assistir somente hoje. Interessante adotar a arquitetura do spine/leaf no acesso, apesar que pode ser um desafio conciliar a arquitetura com a camada física disponível. Talvez com o 5G facilite, ao menos no last mile.
Rodrigo Alves Cardoso
Tadao,
Obrigado pelo seu comentário.
De fato, requer não somente uma transformação no campo tecnológico, mas também nos times de Engenharia e Operações das Operadoras.
Abraços.