Enquete: definindo o papel das operadoras no ecossistema de IoT

As operadoras de telecomunicações encontram-se em um periodo decisivo para seu desenvolvimento. Por um lado, enfrentam desafios importantes relacionados com a saturação de seus serviços tradicionais, assim como a concorrência com os novos jogadores – as OTT – que até há pouco eram desconhecidas.

A necessidade de implementar e gerenciar suas redes de forma mais efetiva para poder competir no ecossistema digital não está isenta de desafios. Por outro lado, não são só más notícias; o mercado da Internet das Coisas (iOT) abre uma importante janela de oportunidade para que as operadoras encontrem novas vias de receita.

Como as operadoras irão aproveitar essa oportunidade é parte de um grande debate sobre sua identidade na nova cadeia de valor que está se formando nesse ecossistema de IoT. Um ecossistema muito amplo e com muitos jogadores envolvidos e que estão construindo todo um ambiente no qual as operadoras devem acoplar-se pois não é um sitema de um único dono – tradicionalmente, as operadoras eram o centro de sua vertical.

Esta enquete pretende conhecer como o setor de telecomunicações do Brasil entende esse ecossistema IoT e que papel as operadoras devem adotar, para gerar valor. Os resultados podem ser uma referência para as operadoras do Brasil e de outros mercados da região que estejam em busca de sua própria identidade na cadeia de valor desse novo ecossistema.

Rafael A. Junquera
Apresentado por
Conta com mais de 11 anos de experiência no setor de telecomunicações para a América Latina. Rafael Junquera tem viajado constantemente por todo o mundo, cobrindo os eventos mais importantes para a Indústria na América, Europa e Ásia. Sua experiência acadêmica inclui um BA em Jornalismo e um Mestrado em Economia Internacional ambos pela Universidade de Suffolk em Boston, MA.

comentário

  1. Se os entrevistados desta enquete representam com razoável fidelidade o setor de telecomunicações brasileiro, então podemos afirmar, pelas respostas, que o setor está ainda muitíssimo mal informado sobre o tema e seu ecossistema. O que é uma grande oportunidade para mais seminários e eventos de esclarecimento.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.