A tecnologia 5G vai permitir novas aplicações e novos modelos de negócios em várias novas indústrias, principalmente Internet das coisas (IoT). Implantações em escala comercial são esperados a partir de 2022 em diante, com demonstrações pré-comerciais a partir de 2018. A Colaboração entre as operadores é chave para definir os requisitos de 5G para garantir que essa tecnologia atenda as necessidades futuras dos consumidores.
A apresentação vai tratar destes temas, mostrar como vai avançar o processo de padronização e discutir quando 5G deve chegar ao Brasil.
Andre Baggio
Ola Valter. Como fica a projecao de Capex das operadores de longo prazo com o 5G ? As empresas vem falando em reducao de capex / receitas no longo prazo, mas isto parece dificil com 5G.
Abracos Andre Baggio
Hermano Pinto
Oi Valter,
Eu acredito muito no potencial de cauda longa do 5G, pois serviços dedicados e customizados poderão ser oferecidos com maior flexibilidade. Apesar de as tecnologias necessárias serem disponíveis, fica a questão da estrutura de comercialização e gestão nas operadoras.
Um abraço,
Hermano