Evolução da tecnologia 5G e suas implicações para o mercado brasileiro

A tecnologia 5G vai permitir novas aplicações e novos modelos de negócios em várias novas indústrias, principalmente Internet das coisas (IoT). Implantações em escala comercial são esperados a partir de 2022 em diante, com demonstrações pré-comerciais a partir de 2018. A Colaboração entre as operadores é chave para definir os requisitos de 5G para garantir que essa tecnologia atenda as necessidades futuras dos consumidores.

A apresentação vai tratar destes temas, mostrar como vai avançar o processo de padronização e discutir quando 5G deve chegar ao Brasil.

Rafael A. Junquera
Apresentado por
Conta com mais de 11 anos de experiência no setor de telecomunicações para a América Latina. Rafael Junquera tem viajado constantemente por todo o mundo, cobrindo os eventos mais importantes para a Indústria na América, Europa e Ásia. Sua experiência acadêmica inclui um BA em Jornalismo e um Mestrado em Economia Internacional ambos pela Universidade de Suffolk em Boston, MA.

2 Comentários

  1. Ola Valter. Como fica a projecao de Capex das operadores de longo prazo com o 5G ? As empresas vem falando em reducao de capex / receitas no longo prazo, mas isto parece dificil com 5G.
    Abracos Andre Baggio

  2. Oi Valter,
    Eu acredito muito no potencial de cauda longa do 5G, pois serviços dedicados e customizados poderão ser oferecidos com maior flexibilidade. Apesar de as tecnologias necessárias serem disponíveis, fica a questão da estrutura de comercialização e gestão nas operadoras.
    Um abraço,
    Hermano

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.