Construindo serviços de rede de próxima geração
As operadoras encontram-se em pleno processo de transformação digital somado a chegada de novas tecnologias como 5G e Mobile Edge Computing (MEC).
Equilibrar todos os elementos não será uma tarefa simples nem de curto prazo, porém, a boa notícia é que já existem ferramentas e métodos de trabalho que facilitarão essa entrada na “era da nuvem”
Na nuvem, toda operação é em alta velocidade. Os processos de criação, gestão e comercialização de serviços são rápidos e utilizam ferramentas que permitem a migração de serviços de um ambiente a outro de forma muito simples. Assim, as operadoras devem adotar um ambiente de trabalho e desenvolvimento que lhes permita criar, de forma ágil e eficiente, seus novos serviços na nuvem, possibilitando que seus clientes possam acessa-los de qualquer dispositivo.
Conceitos como “Containers”, Kubernets” e “DevOps”, apenas para mencionar alguns, serão chave para a transformação digital das operadoras e para poderem tirar vantagens das novas tecnologias como 5G e MEC, que lhes possibilitarão, abrir um amplo leque de novos serviços criados com ferramentas adequadas e sob uma estrutura organizacional mais eficiente.
Neste workshop será apresentado como são essas novas tecnologias e processos que permitirão às operadoras desenvolver suas redes para se converterem em autênticas máquinas de geração de valor, tanto para seus clientes como para suas próprias organizações.
Patrocinado por
08:30 – 09:00 – Credenciamento / Entrega de crachás
09:00 – 09:15 – Boas vindas + Teleco – Brasil market
Eduardo Tude, Presidente, Teleco
09:15 – 09:30 – Sinergias de Red Hat e IBM
Pierre Mathys, Diretor Soluções abrangentes de vendas de TIC e telecomunicações, Red Hat
Ricardo Gulla, Telefonica Global Account Manager, Red Hat
09:30 – 09:45 – Visão Intel: o caminho para o 5G
Jayro Navarro, Diretor de Contas de Telecomunicações para o Brasil, Intel Corporation
09:45 – 10:25 – Estratégia do Mobile Edge: aproveitando arquiteturas baseadas em containers
Ian Hood, Chief Technologist Global Telco, Red Hat
10:25 – 11:00 – Modernização de redes: Transformando a Infraestrutura da Rede
Roberto Gomes Correa, Industry Technical Specialist, Intel
11:00 – 11:15 – Coffee Break
11:15 – 12:00 – OpenShift, Containers & Kubernetes, uma nova era começa…
Ian Hood, Chief Technologist Global Telco, Red Hat
12:00 – 12:45 – A Preparação da Infraestrutura 5G
Roberto Gomes Correa, Industry Technical Specialist, Intel
12:45 – 13:00 – Conclusões / Considerações finais
13:00 – 14:00 – Almoço de confraternização
Eduardo Tude
Presidente
Teleco
Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite.
Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como VP de Operações da BMT, Diretor de Operações da Pegasus Telecom e Gerente de Planejamento Celular da Ericsson.
Pioneiro no desenvolvimento de Satélites no Brasil (INPE), tem vasta experiência internacional, é detentor de uma patente na área e tem participado constantemente como palestrante em seminários.
Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.
Ian Hood
Chief Technologist Global Telco
Red Hat
Ian traz para a Red Hat mais de 30 anos de liderança no setor de engenharia, negócios e telecomunicações.
Atuando como um catalisador e consultor de confiança, Ian reúne uma riqueza de insights da indústria e da comunidade de software livre para ajudar nossos clientes a prosperar na economia digital.
Roberto Gomes Correa
Industry Technical Specialist
Intel
Roberto vem atuando, há mais de 20 anos, como especialista técnico, consultor e arquiteto de soluções no mercado de redes de telecomunicações. Entusiasta da Transformação Digital, possui várias certificações profissionais da indústria em Tecnologia de Redes, Data Centers e Segurança da Informação.
Formado em Tecnologia de Redes pela Universidade Paulista (UNIP), Roberto também tem especialização em Big Data & Analytics pela Universidade da California – San Diego.
Pierre-Olivier Mathys
Diretor Soluções abrangentes de vendas de TIC e telecomunicações
Red Hat
Como líder no universo de tecnologia transformadora de alto impacto e especialista no setor de DevOps e Agile, Pierre Mathys, Diretor de Soluções Integrais de Venda de TICs e Telecomunicações, está incumbido de dirigir as soluções e a estratégia de telecomunicações “open source” da RedHat.
Com mais de 20 anos de experiência em Tecnologia da Informação, nos segmentos de Telecomunicações, Serviços Financeiros e grandes volumes de dados, Pierre conduz com paixão contagiante e estilo de colaboração que convida os demais a compartilhar sua visão e missão.
Reconhecido como líder intelectual na Transformação de Agile e Cloud para OpenStack, Pierre juntou-se a RedHat a partir da aquisição da eNovance, empresa inovadora na transformação de OpenStack e DevOps.
Ricardo Gulla
Telefonica Global Account Manager
Red Hat
Responsável pela estratégia da RedHat nos negócios com o Grupo Telefonica, procurando ajudar as operadoras afiliadas da Telefonica no sentido de melhorar suas redes e processos para torna-las mais ágeis e a frente de suas concorrentes.
Ricardo juntou-se a RedHat em 2019, tendo um relacionamento de 18 anos com a Telefonica, trabalhando anteriormente na Mavenir, na Huawei e na própria Telefonica.
Jayro Navarro Junior
Diretor de Contas de Telecomunicações para o Brasil
Intel
Formado em Engenharia Elétrica e Direito, tem experiência de mais de 26 anos nos mercados de TI e telecomunicações. Começou na área de TI e em seguida direcionou sua carreira para o setor de telecomunicações onde trabalhou na: Equitel/Siemens em diversas áreas de Projetos, Propostas, Gerência de Redes e Vendas; Nortel Networks, nas áreas de operações e posteriormente se tornando Gerente e Diretor de Vendas, trabalhando com diversas empresas do extinto Grupo Telebrás e posteriormente com as empresas privatizadas que conhecemos nos dias de hoje, no Brasil e América Latina; Huawei Technologies também na Diretoria de Vendas tendo responsabilidade por mais de 2450 funcionários diretos e com uma receita de mais de US$ 500 milhões por ano; e por fim Intel Semicondutores do Brasil onde iniciou no desenvolvimento de negócios com o Grupo Telefonica na América Latina, posteriormente assumindo as empresas do Grupo Telefonica e as demais empresas no Brasil para trabalhar com tecnologia NFV, e hoje tem a responsabilidade de desenvolvimento de todas as tecnologias com as operadoras Telefonica, Tim e Grupo América Móvil no Brasil.
Além disto, foi professor de segundo grau no ITB (Instituto Tecnológico de Barueri), de terceiro grau na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) e na pós graduação na FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista).
Visão Intel: O caminho para o 5G
O desafio apresentado pelo 5G é tecnologicamente bastante diferente do desafio das evoluções anteriores, e posiciona as operadoras como facilitadores de uma grande variedade de transformações de negócios. Entretenimento, IoT e Realidade Virtual são exemplos de promessas modernas, mas também Transporte, Agricultura, Indústria ou Saúde são exemplos de indústrias tradicionais em caminhos a serem redefinidos com 5G. Tudo isso requer que repensemos as plataformas tecnológicas que serão suportadas por essa nova geração, cobrindo toda a rede, desde a nuvem até os dispositivos finais.
Jayro Navarro
Diretor de Contas de Telecomunicações para o Brasil
Intel Corporation
Modernização de redes: Transformando a Infraestrutura da Rede
A modernização da rede está sendo impulsionada pelo grande aumento na escala da Internet (dados estão explodindo) através de bilhões de dispositivos IoT, consumindo ou gerando terabytes de streaming de vídeo, numa rede 5G implementada globalmente. Para lidar com essa escala, as operadoras precisam simplificar dramaticamente suas operações de rede e baixar seus custos operacionais, usando os equipamentos mais modernos e suas funções definidas por software.
Roberto Gomes Correa
Industry Technical Specialist
Intel Corporation
Estratégia do Mobile Edge: aproveitando arquiteturas baseadas em containers
O futuro das funções de rede é baseado em containers, mas como garantir a transição de suas implementações de forma a reduzir intervenções físicas nos sites? Os planos da RedHat irão ajudar, nivelando os melhores componentes OpenStack e OpenShift para entregar uma plataforma a prova de futuro.
Ian Hood
Chief Technologist Global Telco
Red Hat
A Preparação da Infraestrutura 5G
Quais as tendências e requisitos que estão conduzindo À necessidade do 5G?
Operadoras precisam atualizar suas redes para aproveitarem as vantagens das novas oportunidades trazidas pelo 5G. E isso não acontece da noite para o dia – provedores de serviços já iniciaram o processo para implementar novas possibilidades – torre por torre e em centrais.
Roberto Gomes Correa
Industry Technical Specialist
Intel Corporation
OpenShift, Containers & Kubernetes, uma nova era começa…
Kubernets já sendo reconhecido como a melhor ferramenta de orquestração para containers, nosso papel é agora viabilizá-lo em duas direções: simplificação do processo operacional e capacitação de “multiclouds” e ”footprints”. OpenShift4 traz progressos em ambas as frentes, por suas novas capacidades de implementação para operadoras bem como a habilidade de orquestração de máquinas virtuais.
Ian Hood
Chief Technologist Global Telco
Red Hat
Executivos de telefonia da área de Redes e TI:
- Diretores
- Gerentes
- Arquitetos
- Desenvolvedores
- Coordenadores
RED HAT + INTEL
Soluções para provedores de serviços de telecomunicações
Red Hat e Intel oferecem soluções de nível empresarial mais inovadoras e seguras, que impulsionam a inovação e agilidade de que as operadoras de telecomunicações necessitam para oferecer uma vantagem competitiva em serviços de TI. Essa soluções são, entre outras:
- Soluções avançadas de infraestrutura definida por software que ajudam aos provedores de serviços a melhorar sua eficácia, a segurança de seus dados e a obter melhores resultados comerciais.
- Plataformas conforme os padrões do setor, para melhorar a agilidade e flexibilidade de rede e data center. Posicionar área de TI e linhas de negócios para satisfazer futuras exigências.
- Modernizar a infraestrutura de rede com a virtualização de funções (NFV).
- Implementar a automatização para obter melhor segurança, rendimento e cumprimento das normas.
- Desenvolver e entregar melhores aplicações com containers e micro serviços.