Tendências em Internet das Coisas

A Ovum traz suas principais predições para o mercado global de Internet das Coisas em 2019. Além disso, esta apresentação analisa os resultados de um programa de entrevistas junto a empresas latino-americanas que atualmente estão implantando ou planejam implantar soluções de IoT. A Ovum realizou esta pesquisa em 14 países com 1.343 empresas. O objetivo é examinar as tendências, os impulsionadores e os desafios de implantação da IoT, os casos de uso, o investimento e as opções de tecnologia e negócios.

Segundo essa pesquisa, os principais impulsionadores da IoT na América Latina incluem a redução de custos, a melhoria dos processos de negócios, e o aumento de competitividade. É provável que, à medida que os projetos amadurecem e as empresas se familiarizem com a IoT, outros objetivos se tornem mais relevantes.

DISPONIVEL ON DEMAND

Apresentado por
Ari Lopes é Analista Senior da Omdia. Lidera os trabalhos de investigação e projetos de consultoria na região. Seus principais trabalhos tem sido em estratégia de preços, desenvolvimento de mercados de banda larga fixa e móvel, IoT, relação entre operadoras e OTT’s e relação entre operadoras e setor corporativo. Ari tem sido palestrante habitual em eventos do setor, como Futurecom, Andicom, Broadband LATAM, LTE LATAM, Mexican Telecom Forum, Andean Telco Forum, NG Telecoms e CONIP, entre outros. Ari conta com mais de 10 anos de experiência no setor de telecomunicações e Internet, ocupando posições como estrategista de preços na Vivo. Brasil Telecom e Oi, além de analista financeiro do Google em Dublin, Irlanda. Graduado em Economia pela Universidade de Campinas com Mestrado em Gestão de Comunicação pela Universidade de Strathclyde em Glasgow, Escocia.

3 Comentários

  1. O Sr. acredita que haverá redução do FISTEL para incentivar o desenvolvimento do segmento?

  2. Prezado Ari, primeiro gostaria de agradecer e elogiar a sua apresentação, como sempre, muito informativa e objetiva. Fiquei com os seguintes pontos que gostaria de considerar com você:
    1. Qual foram os principais insights desta pesquisa na Europa e Estados Unidos. Como você compara os resultados obtidos lá com os da nossa região ? São mais estratégicos e buscam retorno na linha da receita ?
    2. Quais serviços / aplicações estão incluídos na categoria de Remote Monitoring ?

    Atenciosamente,

  3. O Governo de um modo geral tem se manifestado sobre utilização de soluções de IoT para gestão pública?

Faça uma pergunta