Soluções 5G para o mercado B2B

As quatro primeiras gerações das redes móveis tinham como foco o mercado de comunicação pessoal. Elas não conseguem garantir um SLA para aplicações B2B. Para oferecer serviços para esse mercado é necessário garantir latência, disponibilidade, banda e outros requisitos encontrados nas redes fixas.

A 5G colocou como um dos seus principais objetivos ampliar a oferta de serviços para o mercado B2B, aumentando a sua receita nesse segmento. O release 16 avançou nas especificações desses requisitos que necessitam do novo core da 5G, Edge e outras tecnologias para se tornar realidade.

Esta apresentação mostra exemplos de como as soluções 5G para o mercado B2B estão evoluindo no mundo e qual tem sido o papel das operadoras de telecom na sua implantação.

DISPONÍVEL ON DEMAND

Apresentado por
Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite. Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como VP de Operações da BMT, Diretor de Operações da Pegasus Telecom e Gerente de Planejamento Celular da Ericsson. Pioneiro no desenvolvimento de Satélites no Brasil (INPE), tem vasta experiência internacional, é detentor de uma patente na área e tem participado constantemente como palestrante em seminários. Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.

9 Comentários

  1. Boa apresentação

  2. N/A

  3. Bom dia Eduardo, ótima apresentação.
    Gostaria de saber qual é a sua opinião e expectativa de início das implementações do 5G que viabilizarão o padrão de equipamentos chamados mMTC (Massive Machine-Type Communications), quando poderemos ter esse conjunto operando no mercado ?

    • Lucas, o MTC será especificado do release 17 que deve ser concluído em 2021. Dispositivos comerciais provavelmente em 2023.

  4. Qual o potencial do 5G FWA disputar clientes de fibra (banda larga) ?

    • Alexandre, o 5G FWA pode oferecer um serviços de BL de alta velocidade. O que se discute é se esta solução seria competitiva economicamente. A sua viabilidade depende de uma auto instalação do CPE pelo cliente e estar associada a uma rede móvel 5G existente no local.

  5. Parabéns Tude pela apresentação, sucinto, porém de extrema relevância o overview apresentado sobre as expectativas da 5G.
    A respeito dessa apresentação pptx, gostaria de ter acesso a ela, é possivel? Se sim, poderia ser me enviada para meu email, rogeriozero79@gmail.com? O uso seria apenas pessoal, porém se considerar o documento confidencial não compartilhável, eu entendo.
    Desde já lhe agradeço e mais uma vez parabéns pela clareza no approach do tema.

  6. O 5G demanda capacidade em backbone que hj é limitada. Quem terá capacidade a tempo de atender a essa demanda?

    • João o problema maior é capacidade no backhaul até o site. Para tanto será importante conectar as ERBs com fibra. No backbone a expansão é mais fácil.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.