Conectividade é chave para a difusão das soluções de IoT, mas a contribuição para a receita das operadoras é pequena. Esta apresentação analisa oportunidades para as operadoras crescerem sua receita em IoT em segmentos como Industria, Agronegócio e Cidades Inteligentes.
Oportunidades para as operadoras crescerem sua receita com IoT
6 Comentários
Faça uma pergunta
Você deve estar logado para postar um comentário.
Juliano Martins Domingos
Na sua opinião, qual é o maior “gap” de conhecimento para o desenvolvimento do IoT no Brasil? Qual a área de conhecimento precisa ainda ser mais explorada? Quais produtos de Iot precisam ser customizados para o Brasil?
Eduardo Tude
Juliano, a questão não é tanto de “gap” de conhecimento, mas de desenvolver as soluções de IoT que atendam necessidades nacionais e tenham viabilidade econômica. O aprendizado ocorre neste processo. Vejo oportunidades em todas os segmentos de uma solução (dispositivos, conectividade, plataformas,…).
Roger
Tude,
Bom dia.
Achei a apresentação muito interessante.
No entanto, gostaria de saber se tem exemplos da implementação de IoT no sector de Petróleo e Gás. Por exemplo, algum “case study” com a Petrobras ou outro companhia de petróleo ?
Obrigado.
Cumprimentos,
Roger Ferreira
Eduardo Tude
Roger
O exemplo mais frequente nesta área é o monitoramento remoto de níveis de reservatórios.
Alexandre
Boa Noite,
Em vossa apresentação vc menciona que as operadoras de telefonia estão com maior case em IoT, mas, quando falamos em comunicação tem o mercado de ISP que podem ser pequenos e médios. Minha pergunta, estou inserido neste pequeno meio, como fazer este transporte de conhecimento para o pequeno centro, mas, acredito q sua apresentação trouxe somente os grandes centros, como, esta realizadade não se aplica ao interior das regioes. O q precisa trabalhar, que recurso necessários para usar desta nova demanda de mercado.
Obrigado,
Alexandre Riechi
Eduardo Tude
Alexandre
As soluções de IoT se aplicam a grandes e pequenos centros. O caso da Agricultura é um bom exemplo. Um desafio é a conectividade em áreas rurais envolvendo não só o fixo como o móvel. A apresentação da TIM é um exemplo de parceria com uma ISP. Para aproveitar melhor este mercado a ISP precisa incorporar soluções wireless, como MVNO ou com parcerias para a rede LORA.