Nokia Worldwide IoT Network Grid (WING)

As oportunidades de negócios em IoT avançam em escala global combinada com a presença e especialização local e por vertical. Apresentaremos a inovação no modelo de negócios baseado em serviços, aprendizados e perspectivas do ecossistema IoT catalisado pela Nokia Worldwide IoT Network Grid (WING). Compartilharemos casos de uso para geração de receitas e criação de valor em IoT, incluindo no mercado brasileiro.

DISPONIVEL ON DEMAND

PATROCINADO POR:

Apresentado por
Possui graduação em Engenharia Eletrica (EE99) e aperfeiçoamento em Mineração de Dados Complexos (2018) pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Comunicações Óticas e Tecnologia Fotônica pelo Politecnico Di Torino - Itália com projeto final desenvolvido na Universidade de Glasgow - UK (2004). MBA Executivo pelo Insper (2014), com extensão internacional realizada na Universidade de Virginia, Darden School of Business (USA). Lidera o desenvolvimento de negócios da Nokia WING na América Latina. Desenvolveu experiência em soluções digitais e M2M/IoT desde 2003 no CPqD em projeto de simulação e sensoriamento remoto de radiação não-ionizante. Atuou em diferentes fases da cadeia de valor IoT, como suporte técnico/pré-vendas na integração de módulos celulares em dispositivos IoT na Siemens/Cinterion, consultor de produtos e processos em redes celulares na Siemens e Telefônica, diretor de vendas&marketing na startup Ethertronics Inc., head de desenvolvimento de negócios m2m/IoT na Telefonica Digital, especialista e diretor de conta IoT Cloud (plataforma SaaS) na Cisco Jasper e diretor de vendas de soluções digitais IoT - Cloud na Embratel/Claro Brasil.

6 Comentários

  1. Esse estudo de caso com o WING inclui infraestrutura de fog? Ou é apenas de objetos para cloud?

    • Olá Nivia, obrigado pela pergunta. Seria possível detalhar um pouco mais sobre qual estudo se refere? As pesquisas citadas referem-se a contratos e projeções feitas por analistas. Caso esteja se referindo ao modelo WING, a infraestrutura dedicada para IoT ofertada como serviço é escalável e distribuída, podendo sim chegar à ponta.

  2. Caro Luciano,
    Parabéns pela bela apresentação.
    Gostaria de saber mais a respeito do WING mais especificamente em aplicações IoT relacionadas ao Agrobusiness, tema que desenvolvi estudos na UNICAMP.
    Desde já agradeço pela atenção.
    Grande abraço.
    Marcelo

    • Oi Marcelo, legal o seu interesse e agradeço pelo feedback!
      Podemos mostrar sim mais detalhes das aplicações em agro. Estaremos na Agrishow entre 29 de Abril e 03 de Maio de 2019 (https://www.agrishow.com.br/pt/Home.html) compartilhando algumas das aplicações e casos. Se tiver disponibilidade, passa por lá! Parabénes pelo tema de estudo escolhido, também temos interesse em conhecer mais, pode compartilhar?

  3. Serviços como o WING tem sofrido algum tipo de regulamentação ou fiscalizações pela Anatel?

    • Oi Filipe, obrigado pela pergunta! WING tem arquitetura com alcance e perspectiva globais, um modelo de negócios inovador baseado em serviços gerenciados e seguimos as regulamentações locais. Os clientes são as prestadoras de serviços devidamente fiscalizadas. Uma das premissas do projeto é, inclusive, atender às questões de regulamentação que são necessárias para a operação. Fico à disposição caso tenha interesse e aprofundar o tema!

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.