O Brasil é um país de dimensões continentais e sua economia tem como atores principais grandes empresas e aplicações nos setores da agricultura, indústria e mineração. Com o avanço, evolução e variedade de opções em comunicações aplicadas ao IoT (Internet of Things) se faz necessário cada dia mais em nosso país escolher as tecnologias que podem ser candidatas para aplicações que demandam longas distâncias, confiabilidade e principalmente custo benefício para que o agro, a indústria e a mineração possam ser competitivos no mercado sem abrir mão da inovação e eficiência operacional.
Nesta apresentação vamos abordar as tecnologias candidatas a serem aplicadas a comunicações de longas distâncias como: LoRa, NB-IoT (Narrow Band Internet Of Things) e aplicações envolvendo as redes 5G (5a geração das redes de comunicações móveis) para IoT. Serão apresentados projetos de dispositivos e produtos eletrônicos desenvolvidos, pesquisas com foco em desenvolvimento de dispositivos eficientes voltados a realidade do mercado brasileiro, o desenvolvimento de um rádio 5G com alcance de 100 km para aplicações em áreas remotas e por fim o projeto BNDES Pilotos IoT e Cidades Inteligentes, que em parceria com grandes empresas como Ericsson e TIM, tem como objetivo a validação de tecnologias IoT para o ambiente urbano e o desenvolvimento de uma nova realidade da inteligência e autonomia para atuação e sensoriamento aplicado a segurança pública.
Bartolomeu
Excelente apresentação>Existe a possiblidade de outras empresas entrarem em parceria com a Inatel ou já estão fechados com algum player?Tenho interesse em alguns equipamentos apresentados para o Maranhão.
Luciano Camilo Alexandre
Bom dia Bartolomeu. Muito obrigado pelo seu feedback. Sim, é possível discutir a respeito de parcerias. Se puder compartilhar seu contato ou entrar em contato direto com o Eng. Sandro Duarte (contatos no final da apresentação), ele poderá discutir mais detalhes com você. Me coloco a sua disposição também.
Carlos Roberto
Olá Sr. Luciano.
A principal restrição de uso mais intenso de IoT no agro me parece ser o foco na gestão da produção e não no aumento da produtividade.
Gostaria de saber se tem conhecimento da existência de estudos ou pesquisas para troca da onda portadora de eletromagnética para escalar por suas vantagens e múltiplas aplicações inclusive no agro?
Desde já agradeço pela atenção.
Luciano Camilo Alexandre
Olá Carlos,
Existem diversas tecnologias candidatas para uso aplicado ao IoT no Agro, dentre elas podemos citar o LoRA e NB-IoT. Existem pesquisas sendo feitas por instituições no Brasil e no exterior de melhorias na camada física, uma delas aplicada a novas formas de onda, para atendimento a áreas remotas (IoT aplicado ao Agro). Uma dessas iniciativas é o projeto 5G Range, que conta com participação de várias instituições do Brasil. Estas melhorias em novas tecnologias aplicadas a camada física de rádio permitem uma maior eficiência de utilização do equipamento e do espectro eletromagnético, permitindo um atendimento a mais usuários com menos recursos de rádio e espectro radioelétrico. Já existem testes práticos no Brasil de atendimento com o modem do 5G Range, http://5g-range.eu/, com cobertura em um raio de 50km. Esta cobertura é muito interessante para o Brasil que possui dimensões continentais e permite um leque de aplicações de monitoramento e gestão de produção para aumento de lucratividade do setor.
Obrigado pela sua participação.