Projeções e pesquisas seguem apontando o grande potencial de criação de valor e transformação da Internet das Coisas, potencial este que já vem sendo concretizado ao longo dos últimos anos. No entanto, o atingimento do potencial está condicionado a penetração de tecnologias de Internet das Coisas em grande escala em segmentos chave e de alto valor agregado, como manufatura e aviônica, especificamente na nascente e vibrante indústria de Drones.
A chegada da tecnologia 5G, com suas características de grande densidade de dispositivos e baixíssima latência, vai potencializar a oferta de soluções para estas importantes áreas e contribuir para o constante avanço da Internet das Coisas como importante pilar na construção de cadeias logísticas cada vez mais conectadas e, consequentemente, ganhos de produtividade inéditos.
As operadoras móveis são, já hoje, uma peça importante na Internet das Coisas, provendo não apenas conectividade, mas também soluções fim a fim. A disponibilização do 5G permitirá a expansão desta oferta e convidará a indústria móvel a aumentar ainda mais seu papel na construção deste futuro conectado.
Neste Webinar, apresentaremos a visão da GSMA, bem como as atividades que estamos desenvolvendo para contribuir com a disseminação e desenvolvimento de soluções para estas indústrias. Traremos, ainda, casos de usos e guias de referência para o acervo de informações disponíveis na associação.
JOSE LEITE PEREIRA FILHO
Qual importância da faixa de radiofrequências de 26 GHz para IoT ?
Fabio Moraes
Caro José Leite,
Primeiramente peço desculpas pelo atraso na resposta.
As faixas milimétricas, como a de 26GhZ são ideais para comunicações de curta distância e alta densidade, portanto se prestam especialmente para comunicações industrias. Também é importante notar que é fundamental esta nova fronteira do espectro nas comunicações celulares para que seja possível alcançar o enorme potencial em termos de dispositivos conectados.
Um abraço, Fábio