Acelerando a mudança para 5G, Edge e a evolução da nuvem
Novas tecnologias estão chegando ao setor de telecomunicações, como 5G ou EDGE, que tentam ajudar as operadoras em sua longa, complexa e inevitável transformação digital. Esse processo de transformação não é curto nem se traduz em uma única manobra, mas é um grupo de ações que devem ser executadas de forma eficiente, uma vez que o processo de transformação em si ditará quais operadoras são mais ou menos competitivas entre seus pares e contra os próprios players de nuvem.
Para serem competitivas nesse ambiente de múltiplos players digitalizados de forma díspar e que irão competir uns com os outros em diferentes estágios – concorrentes e parceiras ao mesmo tempo – as operadoras devem saber escolher as ferramentas e parceiros que lhes permitam acelerar sua inovação e sua flexibilidade de acordo com as demandas do mercado.
Aproveitar o poder de novas tecnologias como 5G ou EDGE, entre outras, conceitos como “containers”, “Kubernetes” e “DevOps”, para citar alguns, serão fundamentais para a transformação digital. E embora possam parecer distantes, são conceitos que já devem ser relevantes no mundo das telecomunicações, pois estão no mundo da nuvem que é onde surgem as novas grandes oportunidades de monetização.
Este workshop virtual apresentará como são essas novas tecnologias e processos que permitirão que as operadoras desenvolvam suas redes para se tornarem verdadeiras “máquinas” para gerar valor para seus clientes e suas próprias organizações.
Sponsor
15:00 – 15:15 – Bem-vindo e Introdução – 5G requer um novo modelo de implementação ou não haverá 6G?
Eduardo Tude, Presidente Teleco
15:15 – 15:30– Tendências da indústria
Pierre Olivier Mathys, Diretor de Soluções Integradas de Vendas de TIC e Telecomunicações, RedHat
15:30 – 16:00 – Estratégia mobile edge para 5G e vRAN que aproveita “containers” e Kubernetes
Ian Hood, Tecnólogo Chefe Global Telco, RedHat
16:00 – 16:20 – Sessão interativa de Perguntas e Respostas
16:20 – 17:05 – Evoluindo para a arquitetura nativa da nuvem, aproveitando a estrutura de gerenciamento do ciclo de vida da Claro Brasil. Automação. Casos de uso (APAC / América do Norte / EMEA)
Ian Hood, Tecnólogo Chefe Global Telco, RedHat
17:05 – 17:20 – Sessão interativa de Perguntas e Respostas
17:20 – 17:30– Conclusão e observações finais
O 5G requer um novo modelo de implantação ou não haverá 6G?
As operadoras vêm pedindo um novo modelo de implementação para o 5G, argumentando que se o modelo não fosse alterado, não seria rentável. Portanto, diante desse clamor das operadoras, o mercado começou a se mobilizar para desenvolver ou expandir o novo ecossistema tecnológico que efetivamente oferece novas ferramentas de implantação de rede móvel.
Eduardo Tude
Presidente
Teleco
Estratégia mobile edge para 5G e vRAN que aproveita “containers” e Kubernetes
O futuro das funções de rede será baseado em “containers”, mas como os operadores podem garantir a transição de suas implementações no limite, de forma a minimizar as intervenções físicas nesses locais? Esta apresentação mostrará a ideia da Red Hat para ajudar nessa transição, aproveitando os melhores componentes openStack e OpenShift para fornecer uma plataforma blindada para o futuro.
Ian Hood
Tecnólogo Chefe Global Telco
Red Hat
Evoluindo núcleo 5G em uma arquitetura em nuvem: simplificando a complexidade e a automação
Melhorar as experiências digitais oferecidas pelo operador requer soluções nativas em nuvem que podem ser implantadas em quase qualquer lugar. A Red Hat pode ajudar os operadores a construir uma arquitetura baseada em “containers”, em uma plataforma flexível, escalável e aberta, para que possam oferecer experiências mais ricas e diversificadas mais próximas do cliente.
Ian Hood
Tecnólogo Chefe Global Telco
Red Hat
Eduardo Tude
Presidente
Teleco
Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite. Ocupou várias posições de Direção em empresas de Teleco como VP de Operações da BMT, Diretor de Operações da Pegasus Telecom e Gerente de Planejamento Celular da Ericsson. Pioneiro no desenvolvimento de Satélites no Brasil (INPE), tem vasta experiência internacional, é detentor de uma patente na área e tem participado constantemente como palestrante em seminários. Assumiu em 2002 um novo desafio profissional como empreendedor e Presidente do Teleco.
Pierre Olivier Mathys
Diretor de Soluções Integradas de Vendas de TIC e Telecomunicações
RedHat
Líder no universo de tecnologias transformadoras de alto impacto e especialista no setor DevOps e Agile, Pierre Mathys, diretor de soluções integradas de vendas de TIC e Telecomunicações, é responsável por liderar as soluções e estratégias de telecomunicações de código aberto da Red Hat.
Com mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação em segmentos como telecomunicações, serviços financeiros e grandes volumes de dados, Pierre lidera com uma paixão contagiante e um estilo colaborativo que convida outras pessoas a compartilhar sua visão e missão. Reconhecido como líder intelectual na transformação de Agile e Cloud para OpenStack, Pierre juntou-se à Red Hat a partir da aquisição da eNovance, uma empresa inovadora na transformação do OpenStack e da DevOps.
Ian Hood
Tecnólogo Chefe Global Telco
RedHat
Ian Hood é tecnólogo-chefe, provedor global de serviços da Red Hat, o fornecedor líder mundial de tecnologias de código aberto. Ian traz mais de 30 anos de liderança na indústria de engenharia, negócios e telecomunicações para a Red Hat. Atuando como um catalisador e conselheiro confiável, Ian reúne uma riqueza de informações da indústria e da comunidade de código aberto para ajudar nossos clientes a prosperar na economia digital.
Executivos da Claro Brasil:
- Área de radio (RAN)
- Área de core de rede
- Área de nuvem e cloudificação de rede
- Área de compras de infraestruturas