Nos últimos meses, novas ameaças lançaram ataques maciços alimentados por botnets que aproveitam vulnerabilidades em dispositivos IoT, como câmeras conectadas à Internet. Em alguns casos, esses ataques cibernéticos usam gigantescas botnets que compreendem centenas de milhares de dispositivos.
E estima-se que haverá 24 bilhões de dispositivos IoT conectados até 2020.
A medida que entramos na era do ‘DDoS das Coisas’ e os ataques DDoS que atingem 1 Tbps tornam-se mais comuns, a necessidade de identificar e mitigar estes novos ataques sofisticados torna-se imperativa.
Como um método de ataque, agora é ainda mais fácil para os atacantes requisitar dispositivos IoT para fins nefastos. Muitos dispositivos ainda usam credenciais padrão não seguras e estão prontos para serem angariados. Instruções básicas estão disponíveis on-line e o mercado de DDoS-for-hire está se expandindo.
Esta sessão apresentará uma análise deste novo paradigma de ameaças, eventuais impactos do IoT nas redes de operadoras de serviço assim como tecnologias necessárias para permitir uma proteção frente a estas novas ameaças.
PATROCINADO POR
Emilio Arimatea
Ótima apresentação de uma tema importantíssimo na nova era da IoT. Parabéns.