A Telstra é a nona maior operadora do planeta e Channa Seneviratne, Executive Technology Development & Innovation, Telstra GN&T, conversou com a TeleSemana.com nos corredores do MWC2025 para falar sobre a importância de monetizar as redes 5G atuais e o que está por vir, ou seja, com as redes 5G SA.
“Lançamos o 5G há cinco anos e isso foi Non Standalone, mas começamos na jornada do SA e os recursos que vemos no caminho nos interessam porque precisamos monetizar e gerar mais receita”, disse Seneviratne.
Para o executivo, tem sido positivo que o 5G tenha conseguido absorver o grande volume de tráfego. “A cada ano vemos um crescimento de 20% no tráfego e o 5G tem sido ótimo para absorver isso”, afirmou. Mas não é suficiente, admitiu. Por isso, ele se mostrou a favor de “procurar novas formas de obter receita, a questão é como, e o que vi é que muitas coisas estão relacionadas à inteligência artificial (IA)”.
Ele considerou que é importante analisar os diferentes tipos de IA e ter muito claro como implementá-la para melhorar a experiência dos clientes e também para reduzir os custos. “Falamos sobre monetização quando passamos para o 3G, depois para o 4G, depois para o 5G. E agora dizemos, bem, com o 5G não conseguimos monetizar”, reconheceu, assim como também destacou a urgência de encontrar uma maneira de rentabilizar um investimento tão grande.
A entrevista completa pode ser vista no vídeo abaixo.