Telefónica e Microsoft anunciam o lançamento de um projeto de inovação focado no desenvolvimento de soluções digitais baseadas no Open Gateway. Segundo ambas as empresas, essa iniciativa, liderada pela GSMA, busca transformar as redes de telecomunicações em plataformas programáveis, aproveitando o Kernel, a plataforma da Telefónica impulsionada por inteligência artificial (IA).
De acordo com Telefónica e Microsoft, ambas as companhias investirão recursos financeiros, tecnológicos e profissionais para migrar as capacidades do Kernel para o Azure, consolidando sua oferta como um serviço SaaS. Essa integração, segundo o comunicado conjunto, facilitará às operadoras móveis a modernização de seus processos de transformação digital e acelerará a adoção do Open Gateway. Além disso, a colaboração incluirá uma estratégia conjunta de “Go-to-Market” para oferecer os serviços digitais do Kernel a operadoras, desenvolvedores e empresas de telecomunicações por meio do Azure Marketplace da Microsoft.
Paco Salcedo, presidente da Microsoft Espanha, destacou no comunicado oficial que a ampliação dessa aliança permitirá impulsionar a transformação digital do setor e gerar novas oportunidades para seus principais atores. Por sua vez, Chema Alonso, Chief Digital Officer da Telefónica, ressaltou na declaração conjunta a evolução do Kernel desde seu lançamento em 2017 sob o nome de Quarta Plataforma, afirmando que a incorporação de sua tecnologia ao Azure Marketplace ajudará a acelerar a implementação de novos serviços digitais.
Esse novo passo na relação entre Telefónica e Microsoft é uma extensão do anúncio realizado no Mobile World Congress (MWC) do ano passado, onde ambas as empresas comunicaram a integração do Azure AI Foundry com o Telefónica Kernel para potencializar fluxos de trabalho com inteligência artificial generativa (GenAI). Na edição deste ano, que acontece de 3 a 6 de março em Barcelona, Telefónica e Microsoft confirmaram que Chema Alonso apresentará mais detalhes sobre a aceleração do Open Gateway por meio do Kernel na sessão “Open collaboration to innovate”.
Como parte da evolução do Kernel, ambas as empresas também trabalharão no design e desenvolvimento de novas soluções baseadas em GenAI e análise avançada. Telefónica e Microsoft afirmaram que essas melhorias expandirão as funcionalidades do Kernel, oferecendo experiências de usuário aprimoradas e uma tomada de decisões mais eficiente.
Essa colaboração, segundo o acordo entre Telefónica e Microsoft, beneficiará a comunidade do Open Gateway ao facilitar seu acesso ao ecossistema da Microsoft, que inclui fornecedores independentes de software (ISV), parceiros tecnológicos e centros de pesquisa. Ambas as companhias também buscarão novas integrações tecnológicas na área de dados e análise, simplificando o desenvolvimento de soluções digitais para profissionais sem conhecimentos técnicos avançados.