Mavenir e EdgeQ apresentarão soluções SDN de pequenas células no MWC2025 para ter 4G e 5G em um único chip

Faltando menos de duas semanas para o início do MWC2025 em Barcelona, ​​as empresas já estão se preparando. Numcenário onde o foco estará no poder que vem da conexão, a Mavenir apresentou uma prévia das próximas soluções de células nativas em nuvem (SDN) definidas por software que permitirão serviços 4G e 5G em um único chip. Esse é um serviço que será fornecido em conjunto com o EdgeQ e sobre o qual alguns avanços já podem ser vistos.

A empresa disse que apresentará a próxima geração de pequenas células para uso interno e externo. Nativos da nuvem e programáveis ​​por software, eles permitirão serviços 4G e 5G em um único chip. Qual é a vantagem? Que os clientes poderão reconfigurar e dimensionar de forma dinâmica e flexível o acesso às redes 4G ou 5G sem precisar trocar de hardware, solicitar um redesenho ou reinstalação.

O mundo do hardware está se tornando cada vez mais um mundo de software, e isso fica claramente evidente nesse provedor de infraestrutura, que decidiu se concentrar em pequenas células de última geração. Seu recurso SDN permite que eles ganhem flexibilidade, facilidade de implementação e baixo consumo de energia, uma característica que diferentes empresas estão enfatizando cada vez mais.

O acordo entre a Mavenir e a EdgeQ permitirá que empresas e provedores de redes neutras que operam principalmente em ambientes internos tenham novos recursos para atender a essa demanda por qualidade consistente. E para provedores de serviços de comunicação que se concentram principalmente em serviços ao ar livre, será útil no suporte à densificação da rede urbana.

Tráfego em ascensão

Em um cenário de rápida implantação de redes 5G em países centrais e crescente ascensão em mercados emergentes, como a América Latina, ter esse tipo de solução facilitará a migração do 4G para o 5G. A empresa disse que essa oferta de small cells de próxima geração permitirá que as operadoras gerenciem com mais eficiência as crescentes demandas de tráfego de dados e garantam um retorno sobre o investimento (ROI) de longo prazo.

Essa solução de small cell estará disponível comercialmente no segundo trimestre de 2025, depois que a poeira baixar do que será visto no MWC 2025 em Barcelona. Outra vantagem é que ele suportará várias bandas de espectro 4G e 5G, bem como configurações flexíveis, desde configurações 4G ou 5G de banda única até configurações multifrequência mais complexas em uma única placa.

MWC Barcelona

A confiança depositada nessa solução é tão grande que a Mavenir garantiu que se trata de uma solução “à prova de futuro”, pois as atualizações serão realizadas remotamente por meio de software, o que permitirá que os provedores de serviços de comunicações migrem do 4G para o 5G sem problemas e, principalmente, sem alterar o hardware.

O momento dessa solução não é coincidência. Há três anos, já se esperava que o tráfego 5G crescesse exponencialmente a partir de 2025, fato que exigiria que as operadoras tivessem soluções que permitissem atender a essas demandas. Demandas que, por sua vez, podem ser muito variáveis, em termos de largura de banda, disponibilidade de infraestrutura e até mesmo reorientação das capacidades projetadas nas redes.

Tudo em um chip

Por esse motivo, Sachin Karkala, vice-presidente sênior e gerente geral de RAN na Mavenir, disse que “esse relacionamento estratégico será disruptivo para o mercado de pequenas células, pois introduzirá novos recursos que atendem a uma ampla gama de necessidades. A EdgeQ é uma parceira que trabalha na vanguarda da tecnologia de silício, e essa parceria permite maiores níveis de flexibilidade para CSPs, empresas e provedores de host neutros. Estamos mudando a economia das implantações de small cells 5G reduzindo o consumo de energia, simplificando a implantação e garantindo o ROI de longo prazo.”

A solução de small cell interna da Mavenir aproveita a “estação base em um chip” altamente programável da EdgeQ para fornecer uma solução singular que pode ser configurada dinamicamente para ajudar os provedores de serviços a navegar na migração de 4G para 5G, migração de NSA para SA, migração de TDD e FDD e suporte a várias operadoras. O design é considerado ideal para implantações internas e externas, onde os operadores esperam cobertura onipresente com baixo custo total de propriedade.

De sua parte, Vinay Ravuri, fundador e CEO da EdgeQ, disse: “A flexibilidade que estamos permitindo com a Mavenir impulsionará implantações de small cells sem atrito, atendendo às necessidades de curto e longo prazo de todos os provedores de conectividade. Nossa plataforma 4G e 5G de próxima geração permite a mais ampla gama possível de configurações de espectro e garante um caminho de atualização claro conforme o tráfego aumenta.”

Apresentado por
Andrea Catalano é o editor-chefe do TeleSemana.com. Andrea é jornalista e formada em Comunicação Social pela Universidade Nacional de Cuyo. Há mais de 20 anos ele acompanha o setor de tecnologia da informação e comunicação e seu impacto na economia e na sociedade. Ao longo de sua carreira, ele trabalhou na imprensa, na internet, no rádio e na televisão.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.