Nesta apresentação estaremos explorando alguns dos principais temas e desafios envolvidos na transformação das redes e serviços para o 5G. Iremos abordar como o 5G potencializará o desenvolvimento de novas oportunidades de transformação digital e como as ferramentas de IA estarão cada vez mais presentes em todos os segmentos de rede, serviços e negócios das operadoras, das pessoas e da sociedade, promovendo a transformação das coisas conectadas em contextos inteligentes, como por exemplo as aplicações para cidades inteligentes.
Para viabilizar toda essa transformação de serviços e negócios, as redes 5G são essenciais, pois permitirão sustentar novas aplicações de baixíssima latência, altas bandas e suporte massivo de dispositivos de IoT. Para tanto, as redes 5G necessitarão de infraestrutura de rede com novos requisitos funcionais, assim, vamos abordar a importância da virtualização das redes, do edge computing e da fibra para essa transformação, destacando especialmente as novas necessidades e funcionalidades para a rede de transporte e acesso que suportarão o 5G.
Vamos explorar também o Netwok Slicing, que será um dos grandes diferenciais trazidos pelo 5G e permitirá a gestão de recursos de rede e da capacidade computacional através de configurações lógicas, operando com “fatias” de redes individuais e será fundamental para suportar a grande variedade de casos de uso, que também servirá de plataforma para outras explorações de serviços, como Network as a Service, para outras redes públicas e privadas.