Data Analytics no combate a COVID-19

A pandemia do COVID-19 já infectou mais de 55 milhões de pessoas ao redor do mundo, matando mais de 1.3 milhões. Como uma doença viral altamente transmissível, o COVID-19 vem causando impactos incalculáveis na economia mundial, tanto pelo impacto na saúde pública como pelas medidas de distanciamento social implementados. Medidas para reduzir ou controlar a disseminação da doença e proteger a população global são mandatórias para se evitar mais mortes, problemas de saúde de longo prazo, e prolongar os devastadores impactos financeiros na economia global. Atualmente, os mecanismos mais eficazes para a redução da disseminação do corona vírus e evitar um colapso no sistema de saúde são as intervenções não farmacêuticas (NPI – Non-Pharmaceutical Interventions), como o distanciamento social, o monitoramento da mobilidade da população, a realização massiva de testes virais e o aumento substancial das medidas de higiene.

Nossa abordagem foca principalmente nos dois primeiros pontos, consistindo na combinação de análise de redes com modelos de machine learning. Esta abordagem faz uso de dados do sistema público de saúde  e de informações anônimas e agregadas fornecidas por empresas de telecomunicações sobre a mobilidade dos usuários. Os modelos de análise e otimização de rede são utilizados para se identificar o comportamento da mobilidade humana, suas variações ao longo do tempo, e seu impacto na disseminação do vírus. Os modelos de machine learning utilizam essas informações para predizer possíveis locais mais suscetíveis a um aumento das infecções em determinado momento. Essa abordagem, chamada de análise de redes localizadas, pode fornecer a governos e autoridades de saúde pública ao redor do mundo uma ferramenta crucial que os ajudem a definir de forma mais acurada as medidas de saúde a serem tomadas, tanto no sentido de endurecer as restrições de distanciamento social como paulatinamente reabrir a economia.

2 de dezembro, 2020

PATROCINADO POR:

sas300
Apresentado por
Dr. Carlos Pinheiro é o Principal Data Scientist do SAS e Professor Visitante do Data ScienceTech Institute, França. Vem trabalhando com Analytics desde 1996 para os maiores provedores de telecomunicações do Brasil. Trabalhou como Senior Data Scientist para EMC em projetos de otimização de redes e text analytics; e como Lead Data Scientist para Teradata em projetos de machine learning na America do Sul. Dr. Pinheiro é graduado em Matemática Aplicada e Ciência da Computação, com mestrado em Computação e doutorado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Também conta com uma série de pós-doutorados em diferentes campos como Otimização (IMPA – Brasil 2006-2007), Social Network Analysis (Dublin City University , Irlanda 2008-2009), Sistemas de Transporte (Université de Savoie, França 2012), Mobilidade Urbana e Redes Sociais Dinâmicas (Kathoelike Universiteit Leuven, Belgica 2013-2014) e Mobilidade Urbana e Trafego Multimodal (FGV, Brasil 2014-2015). Publicou diversos artigos em veículos internacionais e é autor de “Social Network Analysis in Telecommunications” (2011) e “Heuristics in Analytics: A Practical Perspective of What Influence Our Analytical World” (2014), publicados por John Wiley Sons Inc.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.