A chegada da tecnologia 5G não será de forma linear, mas se produzirá de forma exponencial tão logo se iniciem suas implementações. Isso se deve a que irá gerar uma transformação e revolução em como as pessoas utilizarão e se comunicarão e de como entrará nas empresas e em seus processos produtivos.
A conectividade do IoT será em grande parte responsável por essa transformação, a medida que passamos para um mundo onde as pessoas não são mais as únicas conectadas e com capacidade de comunicar-se.
Uma revolução que já está começando em outros mercados e logo deverá chegar ao Brasil.
Nesta entrevista, Carlos Brito nos relata como a Accedian vê sua participação nesse processo revolucionário.
PATROCINADO POR:
renato
Bom dia CB
Creio que a era 5G pode ser também a era do sensoriamento.
Qual a possibilidade de vc explicar as características
da super banda larga no que se refere à interoperabilidade e integração
dentre os sensores envolvidos?
Teremos eficiência espectral para a conectividade?
Obrigado
Att
MORAIS
Carlos Brito
Caro Morais, muito obrigado por assistir o video, e tambem pela sua pergunta. E diga-se de passagem muito boa pergunta.
Sim a 5G vai acelerar aquilo que voce muito corretamente chama de era do sensoriamento.
A rede em si vai permitir a implementacao mais efetiva de uma serie de sensores que hoje ja fazem parte da nossa rotina: cameras de seguranca, sensores de presenca acionando iluminacao e outras maquinas, sensores de temperatura (aplicacoes residencias, industriais, e agronegocio menos pois 5G sera mais urbano no inicio), e uma serie de outros mais que hoje dependem do Wi-Fi. Alem desses sensores, teremos aplicacoes comerciais novas que dependeram de uma serie de sensores como os embarcados nos carros-autonomos, e todos que devem surgir para a gerencia de trafego automatizado que a proliferacao de veiculos de transporte autonomos vai exigir.
Ja na camada de gerencia e controle das redes 5G, empresas como a Accedian, ja estao tendo um grande desafio para garantir qualidade de experiencia a todos os usuarios que poderao ter uma gama diversa de dispositivos conectados (handset convencional, smartphones, tablets, PCs, TVs, dispositivos de realidade virtual, instrumental industrial, intrumental cirurgico, todos IOTs existentes e por vir) da mesma maneira que hoje garantimos a experencia de qualidade para usuarios 3G/4G).
Como a complexidade da rede aumentou significativamente, e latencia tolerada e muito baixa, essa combinacao representa um desafio adicionou aos ‘sensores’ utilizados para garantir qualidade de rede. Esses sensores, que podem ser ativos ou passivos, HW ou puramente SW, estarao implementados na rede coletando KPI nas sete camadas e fazendo correlacao contunia com os KPIs gerados pelos SW/HW dos OEMs gerando molhoes de dados que permetirao operadores passarem de uma gerencia reativa da rede para uma gestao preventiva e preditiva.
Nossa solução Skylight, por exemplo, gera dados de performance da maneira granular, precisa e eficiente, analisando-os para oferecer insights e gerenciando tudo isso de uma maneira que pode ser totalmente automatizada e orquestrada. Com isso oferemos a possibilidade de integracao da nossa solucao ao orquestrador da rede para proporcionar ‘closed loop automation’ fazendo com que a rede se autocorrija evitando situacoes indesejadas de operacao.
Skylight é uma plataforma de garantia de performance totalmente virtualizada, que provê visibilidade fim-a-fim do desempenho de redes, serviços e aplicações de maneira altamente granular e em tempo real. Na arquitetura da rede 5G os VNF de controle de rede vao acompanhar as formacoes e desmonte (lifecycle) dos slices de microservicos e tudo isso em micro segundos e em milhares de intancias simultaneas. Desafio que estamos ja tornando realidade com alguns de nossos clientes globais.
Espero que tenha coberto sua pergunta e me coloco a sua disposicao para algum esclarecimento adicional que se faca necessario.
Moacyr Queirolo Filho
Bom dia Carlos. E parabéns pelo Webinar.
Com a recente decisão do governo em mover o leilão das frequência de 5G para 2022, quais os maiores impactos que você enxerga para o Brasil no cenário mundial para o IoT e outras tecnologias que já estão em franca evolução? Obrigado