5G, a infraestrutura que poderá inserir o Brasil no bloco de países líderes da Economia Digital

Na última revolução industrial, o nosso país deu passos largos na criação de novos empregos, construção de base sólida de indústrias, em grande parte devido ao processo de globalização adotado pelos países desenvolvidos nos últimos 30 anos, que beneficiou sobretudo países emergentes, como o Brasil. Hoje, estamos em nova encruzilhada, onde o mundo passa a remar em outra direção, concentrando tecnologias e capital nos países de origem, num movimento que abala os alicerces da antiga globalização.

Adiciona-se a isto, as novas tecnologias que desafiam os modelos de negócios de empresas tradicionais, proporcionados por plataformas e ecossistemas digitais que impulsionam uma “nova ordem” do processo de globalização. O Brasil precisa agora enfrentar de frente estes desafios, sem utilizar a retórica protecionista passada, que não cabe no mundo digital. O 5G entra em cena, para habilitar o uso destas novas tecnologias, que irão proporcionar as transformações das empresas.

Neste contexto, a Marcia Ogawa irá apresentar as oportunidades para as Telcos e outras indústrias para se posicionarem como líderes na Economia Digital.

Webinar disponível On Demand

Apresentado por
Marcia possui mais de 30 anos de experiência em estratégia e tecnologia. sua especialização é centrada nas áreas de 5G, Inteligência Artificial, IoT, Indústria 4.0, Smart Cities e regulação no âmbito das tecnologias emergentes e telecomunicações. Advisor das grandes corporações brasileiras, muti-nacionais e órgãos governamentais (Ministério de Ciência e Tecnologia e ANATEL). Ocupou diversas funções na Deloitte, como líder de consultoria para Serviços Financeiros, líder de CRM e foi pioneira no Brasil na oferta de serviços de Analytics, Big Data e IoT no país. Trabalhou anteriormente na área de Automação Industrial, implantando projetos SCADA e MES nas indústrias de transformação e manufatura e na sequênca na IBM, em implantações de grandes projetos. Ela é professora convidada da Escola Politécnia da Universidade de São Paulo, onde ministra o curso de IoT e conduz projetos de inovação que envolve academia e instituto de pesquisas brasileiros. Ela é membro do board de inovação e programa de desenvolvimento de mulheres da Deloitte Brasil. Possui experiência internacional no EUA, Japão e diversos países da América Latina. Diretora da FIESP, no grupo de Infraestrutura Telecomunicações. Formada em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP e MBA Mercado Financeiro pela FGV.

6 Comentários

  1. Parabéns!

  2. Excelente apresentação. Parabéns!
    Que ações você tem visto o Brasil implementar para se inserir neste novo cenário e quais ações que ainda faltam ser adotadas para isto?

    • Existem ações no Min. Economia (Ind. 4.0) e MCTIC (IoT). Hoje estamos envolvidos num projeto junto ao Min. Economia, World Economic Forum e IPT, com foco em acelerar a Ind. 4.0 em alguns setores estratégicos do Brasil (desenvolvimento de pilotos relevantes). Adicionalmente, já existem excelentes iniciativas de re-skilling lideradas pelo SENAI, bem como formação (nível de graduação e pós-graduação) de Eng. IoT. As grandes barreiras são ainda a tributação, infra-estrutura de comunicações, investimentos para estes projetos e divulgação apropriada no exterior de nossas capacidades (mão-de-obra treinada e tecnologia).

  3. Marcia,
    Obrigado por compartilhar, é muito bom encontrar conteúdo relevante para nós profissionais de telecomunicações.
    #Lifelonglearning

  4. Parabéns Marcia pela abordagem diferente, importante e inteligente.

  5. Marcia, Excelente material, contexto 100% assertivo e concordo com seus estudos e respectivas colocações. Tomo a liberdade e compartilharei o link na minha rede de contatos. Obrigado.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.