Na busca pela melhoria e inovação, a Diretoria Metropolitana da Sabesp implantou em 2018 um projeto piloto visando monitorar diariamente o consumo de 500 clientes, fazendo uso de redes de baixo custo voltada a Internet das Coisas (IoT – Internet of Things).
O resultado do piloto foi um sucesso, o que levou a Diretoria a tomar a decisão de implantar o monitoramento em 100.000 clientes da Região Metropolitana em 2019.
O monitoramento permitirá a companhia ter acesso às informações diárias de consumos dos clientes, identificando anomalias (variações) e atuando prontamente na solução, mitigando possíveis perdas.
Dada a magnitude do projeto, o modelo de contratação também exigiu inovação, baseando-se em contrato de prestação de serviços, cabendo ao fornecedor dispor de mão de obra especializada e insumos para a prestação de serviço.
A duração do contrato será de 60 meses, sendo o fornecedor remunerado pelos dados entregues, o qual terá suas medições mensais realizadas com base no atendimento a Acordos de Nível de Serviço (SLA) quanto a qualidade e disponibilidade dos dados.
Com a implantação do projeto, a companhia aprimorará a gestão dos clientes, mitigando perdas, permitindo implementar um relacionamento ainda mais proativo com o cliente por meio de contínuo monitoramento de possíveis vazamentos internos, eliminando eventuais fraudes nas ligações monitoradas, através de análise de dados e alarmes disponibilizados pela tecnologia utilizada.
O uso dos dados permitirá ainda o aprimoramento da operação da rede de distribuição, tendo em vista a frequência diária. Será possível uma melhor análise das características de consumo dos clientes, buscando-se um equilíbrio entre a demanda e a oferta de água distribuída ao longo do dia.
A contratação está prevista para março de 2019, com previsão de início das instalações após 120 dias da assinatura do contrato
Osvaldo Gogliano Sobrinho
Os medidores deverão ser fornecidos pelos contratados?
Ricardo Batista
Não, os medidores serão comprados e fornecidos pela Sabesp
Náiade Souza Di Rocha
Boa tarde Ricardo, gostaria de saber com qual empresa a Sabesp fez a contratação.
Ricardo Batista
A contratação ainda não ocorreu, estamos em licitação, devendo concluir o processo nas próximas semanas.
Kaique Vieira Rocha
Olá Ricardo,
Gostaria de saber onde posso encontrar mais informações discretizadas sobre a licitação?
Uma vez que não encontro no site de licitações da Sabesp.
Obrigado!
Ricardo Batista
As informações estão na página da Sabesp, contendo inclusive a ata da licitação. Acesse através do link: https://licitacoeseletronicas.sabesp.com.br/#/licitacao/1227/dados
Luiz AlbertoCaffarate Filho
Boa tarde Ricardo, A Trix Engenharia dispõe de uma Solução Integrada para Gerenciamento de redes de abastecimento de água e estamos interessados na oportunidade descrita. É possível conhecer as condições e parâmetros dessa contratação? O Edital já está no mercado? É possível ainda participar?
Obrigado,
Luiz Alberto Caffarate
Lca.caffarate@trixengenharia.com
Ricardo Batista
Infelizmente a licitação já está andamento, não contemplando mais a entrada de novos participantes. Através do link você pode obter maiores informações a respeito da licitação.
https://licitacoeseletronicas.sabesp.com.br/#/licitacao/1227/dados
Jorge Medeiros
Olá Ricardo bom dia. Gostaria de saber se esta licitação já fechou. Caso esteja aberta onde podemos pegar o descritivo do termo? Obrigado !
Ricardo Batista
A licitação não foi encerrada ainda, mas já está em andamento (etapa de recursos), não contemplando a entrada de novos participantes. Através do link é possível obter maiores informações.
https://licitacoeseletronicas.sabesp.com.br/#/licitacao/1227/dados