O IoT no mundo ainda é uma grande promessa, as projeções de crescimento já foram ajustadas, mas ainda se fala em bilhões de dispositivos conectados em poucos anos. Para o Brasil as projeções são um pouco menos otimistas, mas para alavancarmos o crescimento dos dispositivos conectados teremos que endereçar vários desafios.
Nesta apresentação abordamos os desafios de uma operadora de telecom nesta jornada e como podemos endereçar este mercado com nossas redes 4G existentes.
Henrique
Olá, Alexandre. A meta do NB-IoT para o final 2020 são 4 mil cidades efetivamente cobertas ou 4 mil cidades onde o serviço pode ser habilitado?
Alexandre
Olá Henrique, são 4 mil cidades onde o serviço pode ser habilitado.
Luis Pontes
Parabéns pela apresentação!
Alexandre
Obrigado
Nivia
O que falta para a implantação de 5G? Padronização? Compra de equipamentos? Substituição de infraestrutura?
Alexandre
Olá Nivia, tudo bem? Para a implementação do 5G faltam ainda diversos pontos, começando pela ANATEL licitar as frequências para ativação do 5G. Uma vez que isso aconteça, as operadoras que comprarem esta licença de uso destas frequências, terão que investir em uma nova rede, com novos equipamentos e infraestrutura de backhaul mais robusta para suportar as altas velocidades do 5G. Espero ter ajudado.
Eduardo
Alexandre, Fiquei um pouco confuso no video da Jalles Machado. Ele fala em Smart Phones no campo, porém voce fala de 700MHz no campo e no meu ver as duas coisas não se encaixam. Voce poderia explicar? Grato.