Os agentes de inteligência artificial (IA) são grandes protagonistas dentro dessa tecnologia na edição do MWC2025, que termina nesta quinta-feira em Barcelona. E na Amdocs, explicaram que estão se movendo para a implementação de agentes de IA porque estão sendo cada vez mais utilizados em conversas humanas. Por isso, “a tecnologia precisa ser injetada com grande personalidade, com inteligência, para poder alcançar o engajamento que as empresas exigem.”
A declaração é de Gil Rosen, diretor de marketing da Amdocs, que afirmou que esse movimento em direção aos agentes de IA está relacionado ao fato de que as conversas com IA estão se tornando cada vez mais naturais. “Entendemos que a tecnologia precisa ser injetada com personalidade e contexto de uma forma que nunca fizemos antes. Agora, nosso software não precisa apenas carregar inteligência e personalização, que é o que a IA nos permitiu até agora, mas estamos criando um tipo diferente de engajamento”, destacou.
Ele exemplificou com as próprias operadoras que, mesmo usando a mesma IA, como o ChatGPT, precisam soar e ser diferentes, pois cada uma delas é uma marca distinta, ainda mais quando todas são globais. “Elas precisam refletir os valores da marca, a personalidade da marca, a vibração da marca. E essas coisas são muito boas, não apenas porque têm toda a informação disponível para elas, mas também porque podem aprender com as conversas que os agentes humanos tiveram e descobrir qual é a resposta perfeita, quando às vezes os humanos não conseguem dar a resposta perfeita”, acrescentou.
Considerou, nesse ponto, que a tecnologia dará uma resposta empática. “Agora estamos injetando psicologia na tecnologia. (É uma nova era e ela vai alcançar o nível humano e até superá-lo. E isso é algo que vai afetar a operação tanto dentro da empresa quanto para fora”, afirmou.
A entrevista completa pode ser vista no vídeo abaixo.