Facilitar a discussão em torno ao 6G e levar os tópicos mais importantes para a agenda, para que a Europa se torne competitiva e possa contribuir com a inovação a nível global, são alguns dos pontos que a ETSI está trazendo para a indústria de telecomunicações e que ficaram claros no contexto do MWC2025 em Barcelona.
Jan Ellsberger, Diretor Geral da ETSI, conversou com a TeleSemana.com sobre as oportunidades que existem para encontrar abordagens estratégicas para o próximo ano, onde o 5G continua em cena e onde o trabalho deve continuar em relação ao 3GPP, mas onde também surge o 6G como um espaço para aprofundar as questões relacionadas a normas e padronizações.
Isso implica que a ETSI também deve considerar as novas formas de trabalho da indústria, que está cada vez mais voltada para a softwarização e virtualização. Ellsberger comentou sobre as atividades realizadas nos grupos dentro da entidade. Padronizar os sistemas móveis é um esforço global de grande porte, e os membros da ETSI que não fazem parte do setor de telecomunicações também trabalham para encontrar esses pontos em comum que possibilitem chegar a desenvolvimentos de impacto.