Red Hat afirma no MWC2025 que, para alcançar força na IA, é necessário trabalhar primeiro na cloudificação

Em um MWC2025 onde a inteligência artificial domina cada um dos halls da Fira de Barcelona, a Red Hat fez uma pausa para falar sobre o passo anterior para chegar fortalecida à IA: a cloudificação. Foi sobre esse tema que o TeleSemana.com conversou com Gino Grano, Head de Telco para as Américas da Red Hat, que expressou que a extensão da cloudificação é uma condição necessária para modernizar as redes e para que as operadoras de telecomunicações possam se tornar techcos.

“A cloudificação é provavelmente o primeiro passo para usar a solução de inteligência artificial que as operadoras também querem utilizar. Se não houver cloudificação, provavelmente a IA não fará muito sentido”, destacou Grano.

Ele reiterou que a cloudificação é uma maneira de expandir o poder das redes e modernizar a infraestrutura, especialmente quando as operadoras têm uma infraestrutura legada que, às vezes, é difícil de atualizar.

No entanto, o executivo da Red Hat destacou que, do ponto de vista tecnológico, há uma maturidade significativa que permite identificar o processo sobre o qual se deseja avançar, simplificá-lo e trabalhar tanto com os clientes quanto com os parceiros para que o ecossistema como um todo trabalhe nessa autonomia e aprendizado que se busca.

Isso também implica trabalhar internamente na empresa com o pessoal. “As habilidades dentro dos clientes também são algo que precisa ser melhorado. E isso é algo que trouxe para toda a indústria, (em termos de como melhorar as habilidades e passar da cloudificação para um ponto de automação e introdução da IA)”, enfatizou.

A entrevista completa pode ser vista no vídeo abaixo.

Faça uma pergunta

Senha perdida

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por email.